Museu Ducati inaugura exposição temporária dedicada ao tricampeão Troy Bayliss

Compartilhar

O Museu Ducati está inaugurando a exposição temporária “Troy Story: A Lenda de um Campeão”, dedicada a Troy Bayliss, tricampeão mundial de Superbike com a Ducati.

A exposição é para comemorar o 20º aniversário do primeiro título mundial no campeonato de Superbike de 2001.

A data de 21 de maio, escolhida para a reabertura do Museu Ducati, não é acidental. Como Ducatisti e todos os fãs de motociclismo certamente se lembrarão, em 21 de maio de 2000 um ainda praticamente desconhecido Troy Bayliss realizou um feito que o transformou da noite para o dia em uma lenda do motociclismo nos corações e nas memórias de todos os fãs de Ducati e Superbike: sua incrível ultrapassagem quádrupla no circuito de Monza.

Naquele dia, Troy participava da corrida como piloto substituto de Carl Fogarty, que se machucou em Philip Island e, após esse feito épico, a Ducati decidiu deixá-lo terminar o campeonato com a 996R de fábrica.

Naquele ano ele terminou em sexto (243 pontos, 2 vitórias e 7 pódios), mas conquistou seu lugar como piloto de fábrica na equipe Ducati Infostrada. Ele ganhou seu primeiro título do WorldSBK em 2001, subindo ao pódio 15 vezes.

Todos aqueles que visitarem o Museu terão a oportunidade de admirar as motocicletas com as quais o campeão australiano escreveu alguns dos capítulos mais incríveis dos anais do motociclismo:

  • 996 Factory 2000 – sua estreia na Ducati WorldSBK e usada em Monza na famosa ultrapassagem quádrupla.
  • 996 Factory 2001 Testastretta – seu primeiro título mundial com a pintura usada em Imola em 2001.
  • 998 Factory Testastretta 2002 – protagonista do duelo de tirar o fôlego com Edwards em Imola.
  • 999 Factory 2006 “Superman” – 250ª vitória da Ducati no SBK e segundo título de Troy.
  • 999 Factory 2007 – a moto que foi pilotada por Bayliss numa corrida em “photo-finish” contra James Toseland em Assen
  • 1098 R Factory 2008 – seu último título conquistado em Magny-Cours.
museu ducati troy

Para todos aqueles que ainda não podem vir ao Museu Ducati, um estudo aprofundado dedicado à carreira de Troy Bayliss está planejado durante a “Jornada Online do Museu Ducati”, os tours online do Museu Ducati que permitem que você refaça a história da empresa através de um PC, tablet ou Smart TV.

A exposição temporária “Troy Story: The Legend of a Champion” ficará no Museu Ducati até 19 de setembro de 2021, com exceção dos dias 1-4 de julho, quando as motos serão exibidas em Modena, na edição de 2021 do Motor Valley Fest.

A abertura da exposição temporária em homenagem a Troy Bayliss é também uma forma de desejar ao campeão australiano uma rápida recuperação e enviar-lhe um grande abraço virtual após o acidente de bicicleta ocorrido no último dia 14 de maio.

fotos: divulgação

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo made with DesignEvo