MotoGP | Red Bull Ring apresenta nova chicane para diminuir acidentes

Compartilhar

O Red Bull Ring apresentou a nova chicane antes da curva 2 para diminuir acidentes, principalmente nas corridas da MotoGP, no GP da Áustria.

A nova chicane não interfere no traçado original do circuito que também é utilizado pela Formula 1, além de outras categorias. Ela foi pensada para as corridas de motos, principalmente das categorias de altíssima velocidade.

Em 2020, um acidente na curva 3 quase acertou Valentino Rossi e Maverick Viñales, quando as motos de Franco Morbidelli e Johann Zarco passaram ‘voando’ entre os dois pilotos.

Após o episódio, ficou acertado que o circuito apresentaria uma solução para aumentar a segurança dos pilotos. De acordo com eles, 15 ideias foram apresentadas e a escolhida foi a chicane, com duas curvas a 90°.

motogp red bull ring chicane

O trabalho para converter a área da curva 2 do Red Bull Ring em uma chicane começou em novembro de 2021. Desempenhando um papel de liderança no planejamento da mudança, em estreita cooperação com a FIM, Dorna e FIA, estava o famoso desenvolvedor de pistas de corrida Hermann Tilke. O alemão conhece muito bem a pista do GP da Áustria e afirma: “Tudo começou para nós com o projeto de F1. Desde então, continuamos fazendo planos para mudanças pequenas e mais significativas no Red Bull Ring. O Red Bull Ring é uma magnífica pista de corrida com paisagens alpinas de tirar o fôlego. A pista é muito amada por espectadores e competidores. É sempre bom para nós vir a Spielberg e encontrar muitos velhos conhecidos e amigos.”

Para aumentar a segurança no Red Bull Ring, especialmente na categoria rainha de motos, a velocidade máxima das motos de corrida será reduzida na segunda curva. “A velocidade reduzida era necessária na MotoGP nesta seção da pista. Isto foi conseguido através da combinação compacta direita-esquerda que se abstém de impactar o resto da pista. O planejamento foi um verdadeiro desafio pela topografia do terreno, sobretudo”, diz Tilke.

Enfim, o GP da Áustria acontece no dia 21 de agosto. Para mais informações sobre a MotoGP, acesse o site https://www.motogp.com/.

fotos: divulgação

Compartilhar

Marcelo Souza

Autor, Editor e Administrador do site MotoNews Brasil, formado em Ciências Contábeis, apaixonado por motos e tecnologia.

Logo created by DesignEvo logo maker