MotoGP | Quartararo vence o GP de Portugal e é o novo líder; Mir e Miller caem e não pontuam

Compartilhar

Fabio Quartararo, piloto da Monster Energy Yamaha na MotoGP, venceu o GP de Portugal, neste domingo, e assumiu a liderança do campeonato. O francês fez uma corrida impecável cruzando a linha de chegada com mais de 5 segundos de diferença para o segundo colocado.

O pódio foi completado por seu conterrâneo, Johann Zarco (Pramac Racing), e por Aleix Espargaro (Aprilia Racing) que, no fim da corrida, ainda tentou o segundo lugar, mas ficou sem pneu para concretizar a ultrapassagem.

A corrida em Portugal foi bem agitada, com os cinco primeiros disputando cada centímetro. Quem assumiu a ponta no início foi Joan Mir (Team Suzuki Ecstar), após ótima largada saindo da segunda posição, com Fabio Quartararo se metendo em segundo após sair da quinta posição.

Não demorou muito e o francês conseguiu diminuir a diferença e vendo que tinha mais ritmo de corrida, conseguiu realizar a ultrapassagem com relativa tranquilidade. A partir dali, conseguiu abrir volta após volta para cruzar em primeiro, marcando sua primeira vitória na temporada.

Mir, estava em segundo, mas não tinha bom ritmo e perdia rendimento. Também não demorou muito para Zarco chegar e realizar a ultrapassagem. Com isso, Jack Miller (Ducati Lenovo Team) colou atrás do espanhol e, numa tentativa arriscada de ultrapassagem na curva 1, acabou caindo e levando também o piloto da Suzuki ao chão. Foi um desastre para Mir já que, com o segundo ou terceiro lugar em Portugal, sairia de lá líder do campeonato.

Quem se beneficiou dessa queda foi Aleix Espargaro, que teve uma corrida sólida e terminou em terceiro. Foi seu segundo pódio na temporada e, com isso, está a apenas 3 pontos do líder.

aleix espargaro motogp portugal

Outro piloto que se destacou na corrida foi Alex Rins (Team Suzuki Ecstar), pois saiu da 23ª posição e conseguiu chegar em quarto, um feito realmente impressionante. Com isso, ele empatou na liderança do campeonato (é considerado o 2º, perdendo no desempate pois não tem vitória).

Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory Racing) foi o quinto, Marc Marquez (Repsol Honda Team) o sexto e Alex Marquez (LCR Honda Castrol) o sétimo.

Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) foi outro destaque da corrida pois largou da última posição e conseguiu chegar em oitavo. Ele, que caiu na qualificação, teve que passar pelo centro médico pois estava sentindo algumas dores no ombro, mas foi liberado para correr pois não foi constatada nenhuma fratura.

Outros pilotos também caíram e não pontuaram, entre eles Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing), Fabio Di Giannantonio (Gresini Racing), Jorge Martin (Pramac Racing), e o líder até então, Enea Bastianini (Gresini Racing).

Enfim, a corrida foi bem agitada do início ao fim e Quartararo mostrou as suas cartas. Ele é o líder do campeonato, com 69 pontos, e Alex Rins o segundo, também com 69 pontos. Próxima parada: GP da Espanha, em Jerez.

Veja a classificação do campeonato após a corrida em Portimão:

PosiçãoPilotoMotoPontos
1Fabio QuartararoYamaha69
2Alex RinsSuzuki69
3Aleix EspargaroAprilia66
4Enea BastianiniDucati61
5Johann ZarcoDucati51
6Joan MirSuzuki46
7Brad BinderKTM42
8Miguel OliveiraKTM39
9Jack MillerDucati31
10Francesco BagnaiaDucati31
11Marc MarquezHonda31
12Pol EspargaroHonda30
13Jorge MartinDucati28
14Maverick ViñalesAprilia25
15Franco MorbidelliYamaha17

A MotoGP retorna no dia 01 de maio, com o GP da Espanha, no circuito de Jerez – Angel Nieto. No Brasil, a transmissão acontece ao vivo nos canais ESPN e por streaming, através do serviço Star+.

fotos: divulgação

Compartilhar

Marcelo Souza

Autor, Editor e Administrador do site MotoNews Brasil, formado em Ciências Contábeis, apaixonado por motos e tecnologia.

Logo created by DesignEvo logo maker