MotoGP | (Atualizado) Miguel Oliveira vence o GP da Catalunha em corrida perfeita com a KTM
Atualizado (06/06/2021 às 14:25): após o fechamento desta matéria, Fábio Quartararo recebeu mais 3 segundos de penalização por pilotar sem seu traje de couro corretamente fechado e sem o protetor de peito necessário. Com isso, terminou a corrida na sexta posição.
Miguel Oliveira, piloto da Red Bull KTM Factory Racing na MotoGP, fez uma corrida perfeita neste domingo e venceu o GP da Catalunha, em Barcelona. O português conseguiu segurar o líder do campeonato Fabio Quartararo, que nas voltas finais se envolveu em alguns incidentes.
Quartararo largou da pole position, mas já na primeira curva, perdeu a posição para Jack Miller (Ducati Lenovo Team) e Miguel Oliveira. O piloto da KTM conseguiu assumir a ponta na segunda volta e pilotou tranquilo, abrindo um pouco para os outros.
Impaciente, pois estava mostrando mais ritmo, Quartararo cometeu um erro na volta 2 e com isso, perdeu a terceira posição para Joan Mir (Team Suzuki Ecstar) e Aleix Espargaro (Aprilia Racing Team Gresini) – este último acabou caindo algumas voltas depois e abandonou.
Na volta 7, Quartararo conseguiu se recuperar e já ocupava a segunda posição. Rapidamente, já aplicava pressão sobre o português e, após algumas voltas, conseguiu retomar a liderança da corrida.
Mas, na volta 14, Oliveira conseguiu colocar sua moto à frente do francês e, a partir daí, controlou sua corrida sem muitos problemas. Somente no final, sofreu alguma pressão de Johann Zarco (Pramac Racing Ducati), mas conseguiu segurar a vitória.
Quartararo começou a sofrer com o desgaste dos pneus e, a quatro voltas do fim, foi ultrapassado por Zarco na freada para a curva 1. O francês não quis aceitar a perda da posição, retardou a freada mas acabou cortando a curva.
Com isso, acabou tomando 3 segundos de penalização após o fim da corrida e perdeu o terceiro lugar para Miller. Quartararo teve ainda um incidente com seu macacão (que abriu, ou foi aberto), tirou a proteção torácica e jogou fora. O macacão ficou aberto nas 3 voltas finais.
Mais drama
A corrida em Barcelona teve mais drama. Marc Marquez (Repsol Honda Team), estava correndo muito bem, ultrapassando vários pilotos e já ocupava a sexta posição, quando perdeu a frente da moto na curva 10, caiu e abandonou.
Antes, seu companheiro, Pol Espargaro, também já tinha caído e abandonado. Tragédia para o equipe Honda.
Outro que caiu e abandonou foi Valentino Rossi (Petronas Yamaha SRT) que, apesar de não estar apresentando um bom rendimento, ocupava a décima posição, quando caiu.
Aleix Espargaro, que chegou a brigar pela quarta, quinta e sexta posições, também caiu e abandonou.
Desastre também para a equipe Tech 3 KTM Factory Racing, pois seus dois pilotos (Danilo Petrucci e Iker Lecuona) também caíram.
Enfim, Quartararo sai da Catalunha na liderança do campeonato, com 118 pontos, 17 pontos a mais que o segundo colocado, Johann Zarco, que possui 101 pontos.
Veja o resultado da corrida na Catalunha:
Veja a classificação do campeonato:
A MotoGP volta no dia 20 de junho, com o GP da Alemanha. No Brasil, a transmissão acontece ao vivo nos canais FoxSports (que agora faz parte do grupo ESPN).
fotos: divulgação