MotociclismoMotoGP

MotoGP: Márquez se segura na chuva, faz ultrapassagem na última volta e vence em San Marino

Compartilhar

Foi uma corrida perfeita. Paciente, Marc Márquez teve tranquilidade para esperar e atacar Danilo Petrucci em seus momentos mais vulneráveis. Na terceira tentativa, já na última volta do GP de San Marino, o espanhol assumiu a liderança no Circuito Marco Simoncelli para selar sua quarta vitória em 2017 e ainda subir na classificação da MotoGP. Agora o número 93 é o líder da temporada. Petrucci e Andrea Dovizioso completaram o pódio em Misano.

Márquez tem os mesmos 199 pontos de Dovizioso, primeiro colocado na tabela até este domingo. Os dois estão empatados no primeiro critério, o número de vitórias. Mas o espanhol leva vantagem sobre o italiano no número de segundos lugares.

Restam ainda cinco etapas para o fim da temporada da MotoGP. A próxima parada será em Aragão, na Espanha, no dia 24 de setembro. Depois a competição viaja para Motegi (Japão), Phillip Island (Austrália), Sepang (Malásia) até a etapa final em Valência (Espanha).A largada mostrou a ousadia de Jorge Lorenzo. Do quinto lugar, na segunda fila no grid, o espanhol pulou rapidamente para a dianteira, enquanto o pole Viñales caiu para quarto, reforçando a escrita recente (desde 2010) de que quem larga na frente não vence a prova. Márquez e Dovizioso ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Sem ninguém à frente, Lorenzo foi aos poucos abrindo vantagem, contando no início com um pequeno erro de Márquez e com a pressão de Danilo Petrucci sobre Dovizioso – a ultrapassagem sobre o então líder do campeonato se realizaria a 24 voltas do fim. Petrucci ganharia ainda a posição de Márquez, que sinalizou para a equipe uma possível necessidade de trocar para a moto reserva (que não se concretizaria).

Quando tudo parecia conspirar para uma vitória tranquila de Lorenzo, a esta altura com mais de quatro segundos de margem para o segundo colocado, o espanhol foi ejetado de sua moto, em acidente sozinho. Foi parar na brita e, com seu equipamento danificado, abandonou a disputa. A 22 voltas para o fim, Petrucci herdou a liderança.Tito Rabat, Andrea Iannone, Aleix Espargaró e Sam Lowes abandonaram, enquanto lá na frente Márquez seguiu Petrucci de perto. Se Dovizioso ficou para trás, o espanhol foi construindo o momento perfeito para o bote. Quando os dois encontraram o retardatário Loris Baz, a três voltas do fim, a diferença caiu para 0s193.

Márquez ensaiou duas tentativas barradas por Petrucci, mas na última volta foi espetacular. Abriu por fora, emparelhou e tomou a posição. O italiano, que buscava a primeira vitória da carreira na categoria, tentou o troco. Mas desta vez foi o espanhol a fechar a porta. Márquez manteve a liderança nas curvas seguintes até cruzar em primeiro com a melhor volta de toda a prova, selando seu quarto triunfo na temporada e um salto para a liderança do campeonato.

Resultado corrida em San Marino:
Classificação após San Marino:
A próxima corrida da MotoGP acontece dia 24 de Setembro na Espanha, com o Gran Premio Movistar de Aragón e terá transmissão ao vivo no Brasil pelos canais SporTV.
Compartilhar
Logo created by DesignEvo logo maker