MotoGP | Francesco Bagnaia é Campeão do Mundo com a Ducati

Compartilhar

Francesco Bagnaia, piloto da Ducati Lenovo Team na MotoGP, sagrou-se Campeão do Mundo neste domingo, após terminar em nono na última corrida da temporada 2022, em Valência.

Seu rival Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP), precisava vencer a corrida para ainda ter chance e, mesmo que vencesse, tinha que torcer para que o italiano não pontuasse. Mas, apesar de lutar muito, ele não conseguiu, terminou em quarto e o título ficou com a equipe italiana.

Apesar de possuir uma enorme vantagem e não precisar correr riscos, Bagnaia foi com tudo para cima dos rivais e, ainda nas primeiras voltas, brigava pela liderança. Ele chegou a ter um contato com Quartararo e acabou perdendo um pedaço da asa lateral direita, o que prejudicou um pouco seu ritmo.

Com isso, ele teve que administrar, foi perdendo algumas posições, mas conseguiu terminar em nono para levar seu primeiro título na categoria rainha, e dar o primeiro título de pilotos à Ducati após 15 anos.

Além disso, conseguiu outro fato histórico: foi o primeiro piloto italiano com uma moto italiana a ser Campeão do Mundo após 50 anos, quando Giacomo Agostini venceu com a MV Agusta.

A corrida em Valência foi vencida por Alex Rins com a Suzuki, sendo essa, portanto, a última aparição da marca japonesa, já que decidiram abandonar a categoria.

bagnaia ducati motogp

Completaram o pódio Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing), em segundo, e Jorge Martin (Prima Pramac Racing) em terceiro.

Agora, o circo da MotoGP entra de férias, mas antes, realizam testes na mesma de Valência, na terça-feira (08).

Veja a classificação do campeonato após a corrida em Valência:

PosiçãoPilotoMotoPontos
1Francesco BagnaiaDucati265
2Fabio QuartararoYamaha248
3Enea BastianiniDucati219
4Aleix EspargaroAprilia212
5Jack MillerDucati189
6Brad BinderKTM188
7Alex RinsSuzuki173
8Johann ZarcoDucati166
9Jorge MartinDucati152
10Miguel OliveiraKTM149
11Maverick ViñalesAprilia122
12Luca MariniDucati120
13Marc MarquezHonda113
14Marco BezzecchiDucati111
15Joan MirSuzuki87

A MotoGP retorna de 24 a 26 de março de 2023, com o GP de Portugal, no circuito Internacional do Algarve.

No Brasil, a transmissão acontece ao vivo nos canais ESPN e por streaming, através do serviço Star+.

fotos: divulgação

Compartilhar

Marcelo Souza

Autor, Editor e Administrador do site MotoNews Brasil, formado em Ciências Contábeis, apaixonado por motos e tecnologia.

Logo created by DesignEvo logo maker