MotoGP | Fabio Quartararo vence o GP da Itália e dedica vitória a Jason Dupasquier
Fabio Quartararo, piloto da Monster Energy Yamaha na MotoGP, fez uma corrida irretocável neste domingo e venceu o GP da Itália, em Mugello. O francês abriu ainda mais vantagem na liderança do campeonato, e dedicou a vitória a Jason Dupasquier, que morreu após um acidente grave na Moto3.
O domingo começou triste com a informação do falecimento de Jason, que não resistiu aos ferimentos sofridos no acidente do sábado, quanto foi atingido na pista pela moto de outro piloto, na categoria Moto3.
Voltando à corrida deste domingo, Quartararo largou bem da pole position, mas na primeira curva tomou a passada de Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team). O francês conseguiu ficar próximo do italiano, e tentava a todo momento retomar a liderança.
Bagnaia não resistiu e após um pequeno erro, quando tocou a zebra numa curva de alta velocidade, perdeu a dianteira, caiu e abandonou.
Com isso, Quartararo não encontrou mais dificuldades, e apenas rumou para a vitória, com uma pilotagem perfeita, sem cometer erros.
A disputa acabou ficando nas outras posições. Quem estava se beneficiando com a queda de Bagnaia era Johann Zarco (Pramac Racing Ducati), que tinha largado da 3ª posição, ocupou a 2ª boa parte da corrida, mas perdeu rendimento no fim e terminou em 4°.
Quem chegou em segundo com bom ritmo de corrida foi Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory Racing), que conseguiu segurar, nas voltas finais, ninguém menos que o campeão da temporada passada, Joan Mir (Team Suzuki Ecstar).
Mostrando evolução do pacote KTM, Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing) também fez uma ótima corrida e terminou em quinto.
Jack Miller (Ducati Lenovo Team) não teve bom rendimento, e conseguiu ser apenas o sexto. Aleix Espargaro (Aprilia Racing Team Gresini) fez uma corrida sólida e terminou em sétimo, à frente da Yamaha de Maverick Viñales (Monster Energy Yamaha).
Danilo Petrucci (Tech 3 KTM Factory Racing) cruzou a linha em nono, e o ‘The Doctor’, Valentino Rossi (Petronas Yamaha SRT) saiu da corrida em Mugello em décimo.
Enfim, Quartararo sai da Itália na liderança folgada do campeonato, com 105 pontos, 24 pontos a mais que o segundo colocado, Johann Zarco, que possui 81 pontos.
Veja o resultado da corrida na Itália:
Veja a classificação do campeonato:
A MotoGP volta no dia 06 de junho, com o GP da Catalunha. No Brasil, a transmissão acontece ao vivo nos canais FoxSports (que agora faz parte do grupo ESPN).
fotos: divulgação