MotoGP | Brad Binder vence ‘corrida maluca’ no GP da Áustria; Bagnaia é 2º
Brad Binder, piloto da Red Bull KTM Factory Racing na MotoGP, apostou tudo na corrida de Spielberg e venceu o GP da Áustria, neste domingo. O sul-africano decidiu não parar para colocar pneus para pista molhada, quando começou a chover, e conseguiu cruzar a linha em primeiro.
Foi uma aposta arriscadíssima do piloto da KTM, já que a pista ficou muito molhada e dificultou muito a vida de quem estava com pneus slick.
Antes da chuva, a disputa pela liderança da prova estava muito acirrada, entre Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), Marc Marquez (Repsol Honda Team) e Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP).
Marquez pressionava muito o líder até que conseguiu assumir a liderança quando os primeiros pingos de chuva começaram a cair. Faltavam apenas 6 voltas para o final. Eles conseguiram ficar na pista por mais duas voltas mas, a 4 voltas do fim, o piloto da Honda, que liderava, acenou que entraria para trocar de moto e sair com pneus de chuva.
Quase todos que estavam junto com ele também decidiram entrar, menos Brad Binder, que decidiu arriscar e ver no que daria.
Na última volta, Binder praticamente não conseguia pilotar, estava escorregando e praticamente sem freio. Mas a sua vantagem para os outros ainda era grande e ele conseguiu cruzar a linha de chegada em primeiro. Muita festa para a equipe Red Bull KTM com a vitória em casa.
Marquez, após retornar com pneus de chuva, escorregou na curva 1 e foi ao chão. Conseguiu montar novamente na moto, mas terminou a corrida apenas na 15ª posição.
Bagnaia e Jorge Martin (Pramac Racing Ducati) conseguiram retomar as posições, pois com os pneus ideais para as condições, não encontraram dificuldades para ultrapassar vários pilotos na última volta, mas não conseguiram pegar o líder.
Só para ilustrar, Valentino Rossi (Petronas Yamaha SRT) ocupava o terceiro lugar na última volta, também com pneus slick, e tinha esperança de seu pódio #200 na carreira. Mas não deu, acabou sendo superado e terminou a corrida na (boa) 8ª posição.
Outro que viu sua chance de pódio escapar foi Aleix Espargaro (Aprilia Racing Team Gresini), que ocupava a segunda posição na última volta. Em apenas algumas curvas, foi ultrapassado por vários pilotos e acabou apenas em décimo.
Foi, de fato, uma corrida maluca, mas que mostrou uma evolução da Honda e de Marc Marquez, e que consolidou Jorge Martin como um piloto em ascensão com seu segundo pódio consecutivo.
Enfim, Quartararo sai da Áustria na liderança do campeonato, com 181 pontos, 47 pontos a mais que o segundo colocado, Francesco Bagnaia, que possui 134 pontos.
Veja o resultado da corrida na Áustria:
Veja a classificação do campeonato:
A MotoGP retorna no dia 29 de agosto, com o GP da Grã-Bretanha, no Circuito de Silverstone. No Brasil, a transmissão acontece ao vivo nos canais FoxSports (que agora faz parte do grupo ESPN).
fotos: divulgação