MotoGP | Bastianini vence o GP da França em disputa com Bagnaia; Miller é 2º e Aleix Espargaro 3º

Compartilhar

Enea Bastianini, piloto da Gresini Racing na MotoGP, venceu o GP da França, neste domingo, após uma disputa com Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), que se afobou quando foi ultrapassado, acabou caindo e abandonou.

O italiano da Gresini, que fez uma corrida perfeita, largou da segunda fileira, assumiu o segundo lugar ainda na primeira curva, atrás de Jack Miller (Ducati Lenovo Team), com Bagnaia (que largou da pole position) ficando em terceiro.

Não demorou muito e o italiano da Ducati assumiu o segundo lugar atrás de seu companheiro. Após algumas voltas, Bagnaia tomou a ponta, mas não conseguiu abrir muito. Miller começou a perder rendimento e Bastianini aproveitou o momento para ser o segundo colocado.

Bagnaia liderou a maior parte da corrida mas Bastianini continuava a tirar a diferença e, quando encostou, começou a provocar. Ele não foi afoito, esperou o momento certo para tentar a ultrapassagem. E assim aconteceu, ele fez a ultrapassagem para cima do piloto da Ducati mas, duas curvas à frente, foi ultrapassado de volta. Após a corrida, ele descreveu essa ultrapassagem como ‘para deixar ele (Bagnaia) nervoso’.

E foi exatamente isso que aconteceu, mais algumas curvas à frente, o piloto da Ducati cometeu um erro ao retardar a freada e foi para fora da pista, permitindo a ultrapassagem de Bastianini. Com esse erro, o piloto da Gresini conseguiu abrir uma certa vantagem. Bagnaia, na pressa de tentar diminuí-la, acabou saindo com a moto de frente, caiu e teve que abandonar.

Com isso, Bastianini conseguiu pilotar tranquilo até a linha de chegada, marcando sua terceira vitória na temporada, e entrando de vez na disputa pelo título.

A Ducati teve que se contentar com o segundo lugar de Miller. Para o australiano, foi uma boa posição, já que sofreu pressão de Aleix Espargaro (Aprilia Racing) e do líder do campeonato, Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP), por praticamente toda a corrida.

aleix espargaro mogotp frança

Espargaro, com o terceiro lugar, conseguiu seu terceiro pódio consecutivo na temporada, e está totalmente na briga pelo título, com uma desvantagem de apenas 4 pontos para Quartararo.

Enfim, a corrida foi bem agitada e teve várias quedas como, por exemplo, do duo da Suzuki (Joan Mir e Alex Rins), e do próprio Bagnaia. Quartararo continua líder do campeonato, com 102 pontos, e Aleix Espargaro é o segundo, com 98 pontos. Próxima parada: GP da Itália, em Mugello.

Veja a classificação do campeonato após a corrida em Le Mans:

PosiçãoPilotoMotoPontos
1Fabio QuartararoYamaha102
2Aleix EspargaroAprilia98
3Enea BastianiniDucati94
4Alex RinsSuzuki69
5Jack MillerDucati62
6Johann ZarcoDucati62
7Francesco BagnaiaDucati56
8Brad BinderKTM56
9Joan MirSuzuki56
10Marc MarquezHonda54
11Miguel OliveiraKTM43
12Pol EspargaroHonda40
13Maverick ViñalesAprilia33
14Takaaki NakagamiHonda30
15Jorge MartinDucati28

A MotoGP retorna no dia 29 de maio, com o GP da Itália, no circuito de Mugello. No Brasil, a transmissão acontece ao vivo nos canais ESPN e por streaming, através do serviço Star+.

fotos: divulgação

Compartilhar

Marcelo Souza

Autor, Editor e Administrador do site MotoNews Brasil, formado em Ciências Contábeis, apaixonado por motos e tecnologia.

Logo created by DesignEvo logo maker