Moto controlada pela mente? Honda registra patente de sistema homem-máquina
Faz parte do imaginário de muita gente e dos filmes de ficção científica, carro, moto e até avião controlados pela mente humana.
Essa possibilidade pode sim, um dia, se tornar realidade. A Honda registrou uma patente nos Estados Unidos, de um sistema homem-máquina para o controle de algumas funções da moto.
De acordo com informações, sensores colocados no capacete captam o ‘fluxo de pensamentos’ e enviam para uma central eletrônica, que interpreta os dados e envia para o computador de bordo da moto.

A utilização principal do sistema seria focada nos aspectos de segurança como, por exemplo, controle de tração e estabilidade. A patente menciona também manobras de direção como empinadas (?), paradas, ultrapassagens, “burnout” (?), derrapagem, aceleração e frenagem.
Claro, a moto atenderia aos desejos do piloto dentro das possibilidades técnicas.

Francamente, um sistema como esse deve estar disponível num futuro muito distante, mas não podemos descartar, devido ao ritmo que a tecnologia avança.
Esperamos que um sistema como esse ajude ainda mais numa pilotagem segura e, com a ajuda de outras tecnologias como radares e sistemas antiqueda, faça o hábito de andar de moto, ainda mais prazeroso.
Veja também os Mais Populares:
- Honda lança CB150X na Indonésia: aventureira esportiva de 150cc
- Voltz EVS 2022 ganha modificações e melhorias pedidas pelo cliente. Confira!
- Moto elétrica bombando no Brasil: conheça a nova concorrente da Voltz EVS
- Yamaha Crosser ABS 2023 ganha farol com projetor de LED e DRL