Kawasaki desenvolve motor “2 tempos” com Supercharger e injeção direta
A Kawasaki está desenvolvendo um sistema híbrido com motor “2 tempos”, Supercharger e injeção direta de combustível. Nos desenhos de patente, o motor aparece com 4 cilindros em linha.
Apesar de ser considerado 2 tempos, o motor terá 4 válvulas por cilindro, injeção direta de combustível e tecnologia ‘crossplane’, mas será usado apenas para gerar eletricidade para o motor elétrico.
Ao contrário do motor 2 tempos tradicional “sujo e muito poluente”, este funcionaria de forma similar aos motores 2 tempos a diesel de embarcações, ou seja, mais eficiente e mais limpo pois opera constantemente na velocidade mais eficiente.
Ele possui sistema de válvulas iguais aos dos motores 4 tempos, inclusive com comando duplo no cabeçote. Somente o ciclo mudaria, de 4 para 2 tempos, com cada cilindro detonando a cada 90°.
De acordo com informações, esse novo sistema híbrido não seria utilizado apenas em motos, mas também em outros produtos como triciclos e ATV’s, entre outros.
Mas não espere esse sistema nas motos num futuro tão próximo. Vai demorar até essa tecnologia chegar aos modelos comercializados.
fotos: divulgação
Veja também os Mais Populares:
- Honda CG 160 Titan 2025 ganha freio ABS e iluminação de LED; Confira detalhes e preço
- Yamaha Lander Connected 2025 | Ficha Técnica, Top Speed, Consumo, Preço e Imagens
- Yamaha lança oito novas motos no Brasil; Confira detalhes e preços
- Honda XRE 190 2025 ganha iluminação de LED e mais melhorias; Confira
- Honda NXR 160 Bros 2025 evolui, ganha novo design, farol de LED e freio ABS