CotidianoHondaNotícias

Honda revela motor da nova Hornet: NÃO é de 4 cilindros, mas traz boa potência

Compartilhar

A Honda revelou o motor da nova Hornet, sua moto ‘naked’ streetfighter poderosa que está em desenvolvimento e ainda na fase de conceito. Para decepção de alguns, ele não é de 4 cilindros, mas pelo menos traz uma potência decente.

De acordo com a empresa, o motor da nova Hornet é um bicilíndrico em paralelo de 755 cm³ com 8 válvulas e refrigeração líquida, capaz de gerar até 67.5 kW (90 CV) de potência máxima a 9.500 rpm, e 75 Nm (7,6 kgfm) de torque a 7.250 rpm.

Essa potência é menor que da Yamaha MT-09 (115 CV) mas maior que da MT-07 (70 CV). É maior que da Kawasaki Z650 (68 CV) mas menor que da Z900 (125 CV). Por fim, é maior também que da Triumph Trident 660 (81 CV), mas menor que da Triumph Street Triple 765 RS (123 CV).

Então, a nova Hornet 750 seria um meio termo entre a MT-07 e a MT-09, se formos utilizar a Yamaha como base de comparação.

motor honda hornet

A empresa fala que, juntamente com as emoções da “alta rotação”, o motor também fornece uma medida completa de torque de médio alcance para gerar o tipo de aceleração que torna cada momento agradável. Além disso, uma sensação de pulsação distinta – e um som “extremamente divertido” – é fornecido por uma combinação da sequência de disparo irregular do virabrequim de 270° e sistema de exaustão cuidadosamente otimizado.

Fuyuki Hosokawa, líder do projeto de teste Honda:

“A Hornet sempre foi uma motocicleta muito especial para a Honda. O desempenho emocionante e envolvente sempre foi combinado com o manuseio ágil.

Antes de iniciar este projeto, pensamos muito sobre que tipo de desempenho queríamos dar ao piloto. Sabíamos que era essencial manter a potência de ponta da Hornet clássica e, ao mesmo tempo, como uma nova geração da Hornet para os tempos modernos, queríamos que o motor tivesse uma sensação de torque realmente forte e uma sensação de ‘pulsação’ em baixa para rotação média. Nosso objetivo sempre foi combiná-los com o manuseio mais leve e ágil possível, para tornar cada passeio – mesmo na cidade – o mais envolvente e gratificante possível.

Para obter o tipo de desempenho e manuseio leve que queríamos, sabíamos que tínhamos que desenvolver um novo motor de dois cilindros de curso curto, com virabrequim de 270°. Isso não apenas proporcionaria aquela corrida de ponta, mas também o torque esportivo em baixa rotação, ideal para pilotar em ambientes urbanos e sair de curvas em estrada aberta.”

honda hornet esboços

História da Hornet no Brasil

Por aqui, ela chegou em 2004 com o nome CB 600F Hornet e, imediatamente, conquistou um público eclético, atraindo fãs principalmente por seu desempenho – a velocidade máxima da Hornet superava os 200 km/h. Para chegar nesses números, ela contava com motor de 4 cilindros em linha, capaz de gerar até 96,5 CV de potência máxima.

Em 2008 chegou a 2ª geração da Hornet, com várias novidades e melhorias, como o chassi em alumínio, o que a fez ficar 5 kg mais leve que a antecessora. O motor de nova geração, passou a ser o da CBR 600RR, com injeção eletrônica PGM-FI, que possuía potência máxima de 105 CV. Ela também ganhou suspensão dianteira invertida e sistema de freio C-ABS opcional.

No final de 2011 foi lançada a 3ª e última geração da Hornet no Brasil. Motor e ciclística permaneceram inalterados, com mudanças no painel, que passou a ser totalmente digital, e pequena atualização no design, com lanterna traseira de LED e um novo conjunto ótico frontal.

Enfim, agora é esperar o lançamento da nova Hornet. Temos certeza que também será um modelo de sucesso.

Para mais informações sobre a Honda Motos Brasil, acesse https://www.honda.com.br/motos/.

fotos: divulgação

Compartilhar

Marcelo Souza

Autor, Editor e Administrador do site MotoNews Brasil, formado em Ciências Contábeis, apaixonado por motos e tecnologia.

Logo created by DesignEvo logo maker