Honda lança nova CB750 Hornet 2023 com motor bicilíndrico de 90 CV; Confira os detalhes
A Honda lançou na Europa a nova CB750 Hornet 2023, sua mais nova moto ‘naked streetfighter’ de 750cc, que chega com motor bicilíndrico de 90 CV e design geral que lembra a ‘irmã’ menor CB 500F.
Então, para decepção de alguns, a nova Hornet não traz o motor de 4 cilindros que foi a principal característica dos modelos anteriores, mas chega com muito mais tecnologia embarcada, para toda uma nova geração de pilotos.
Design
Apesar dos esboços extremamente agressivos e futuristas, o design da CB750 Hornet 2023 é um pouco mais simples e lembra muito o da ‘irmã’ menor CB 500F. Claro, ele traz algumas linhas próprias e mais afiadas, com desenho bem fluído, da dianteira à traseira.
O conjunto ótico frontal é muito parecido com o da moto de 500cc, mas é um pouco mais compacto, com ângulos definidos e linhas afiadas. Sobre ele está localizado o novo painel de TFT colorido.
Já o tanque de combustível possui linhas agressivas e traz pequenas carenagens nas laterais que evocam toda a esportividade do modelo.
Por fim, a traseira é quase igual a da CB 500F, sem muita ousadia, mas pelo menos traz uma lanterna própria, saltada para fora, o que quebra a mesmice e passa mais agressividade.
Chassi
A nova Honda CB750 Hornet 2023 chega com um chassi extremamente compacto e leve, conseguido através de um processo tecnológico de endurecimento, afinamento do tubo principal/inferior e otimização da forma do pivô, para produzir uma plataforma extremamente forte, com equilíbrio de rigidez e flexibilidade.
De acordo com a empresa, o novo chassi pesa apenas 16,6 kg, ou seja, 1,9 kg a menos que o da CB 650R, que pesa 18,5 kg, apenas para efeito de comparação.
Além disso, toda a suspensão e freios da nova moto são itens de alta performance e possuem o objetivo de aumentar o desempenho de manuseio esportivo. Na dianteira, ela é equipada com garfo invertido Showa SFF-BP (Separate Function Fork Big Piston) de 41mm. Na traseira, traz o amortecedor conectado ao braço oscilante de aço via Pro-Link com ajuste de pré-carga de 5 estágios.
Por fim, no quesito freios, traz discos dianteiros duplos de 296mm e pinças de quatro pistões de montagem radial Nissin. As rodas são de 17″ calçadas com pneus de medidas 120/70-17 na dianteira e 160/60-17 na traseira.
Motor
A CB750 Hornet 2023 chega ao mercado com um novo motor feito especialmente para esta moto. De acordo com a empresa, ele foi projetado para que todos os pilotos explorem ao máximo, com saída de potência de pico ‘emocionante’, mas também para oferecer usabilidade acessível de baixo a médio alcance.
É um bicilíndrico paralelo de 755 cm³, 8 válvulas Unicam, com manivela de 270° e ordem de disparo irregular, capaz de gerar até 67.5 kW (90 CV) de potência máxima a 9.500 rpm, e 75 Nm (7,6 kgfm) de torque a 7.250 rpm.
Ele trabalha em conjunto com um câmbio de 6 velocidades equipado com embreagem assistida e deslizante. De acordo com a Honda, a nova moto é capaz de atingir até 205 km/h.
Tecnologia
Em termos de tecnologia, a nova Honda CB750 Hornet 2023 não fica atrás da concorrência e traz, de série, acelerador eletrônico, 4 modos de pilotagem (RAIN, STANDARD, SPORT e CUSTOM), 3 níveis de potência do motor, do freio motor e do controle de tração Honda Selectable Torque Control (HSTC), com controle de empinada integrado.
Além disso, conta com painel de instrumentos 100% digital em TFT colorido de 5″, iluminação Full-LED, sistema de controle por voz ‘Honda Smartphone Voice Control’ e sinal de frenagem de emergência ‘Emergency Stop Signal’.
Enfim, a Honda CB750 Hornet 2023 estará disponível nas seguintes opções de cores: Pearl Glare White (com quadro Metallic Red e garfos em vermelho anodizado), Graphite Black (com quadro Metallic Red Flame e garfos em vermelho anodizado), Matte Iridium Gray Metallic e Mat Goldfinch Yellow.
Para mais informações sobre a Honda Motos Brasil, acesse https://www.honda.com.br/motos/.
fotos: divulgação