CotidianoMotociclismo

Honda e Yamaha suspendem participação no Superbike Brasil após 2ª morte neste ano

Compartilhar

A Honda e a Yamaha suspenderam a participação no Superbike Brasil, que é o maior campeonato brasileiro de motovelocidade, após a 2ª morte de pilotos, apenas neste ano. As duas marcas anunciaram ainda a suspensão do patrocínio à categoria, até que medidas sejam tomadas.

No último domingo (26), Danilo Berto, da equipe PRT (Pitico Racing Team), morreu após ter sofrido um acidente no aquecimento (warm-up) para a corrida, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Ele foi levado ainda com vida ao hospital, mas não resistiu. Em abril, o piloto Mauricio Paludete, conhecido como “linguiça”, também sofreu um acidente em Interlagos, após a bandeirada, quando continuou acelerando e colidiu com a barreira de pneus, na entrada do “S” do Senna. Ele também foi levado ao hospital, mas não resistiu.

A Honda participa da categoria principal do SuperBike Brasil (tem Eric Granado como piloto principal), além da copa Honda CBR 500R e a categoria escola, a Honda Junior Cup. Já a Yamaha, além de participar da categoria principal, tem também a Yamaha R3 Cup.

Segue a nota oficial da Honda:

A Honda recebeu com profundo pesar a notícia da morte do piloto Danilo Berto da equipe PRT (Pitico Racing Team), confirmada neste domingo (26), em decorrência do acidente sofrido durante a terceira etapa do SuperBike e presta solidariedade aos familiares, amigos e a toda a comunidade da motovelocidade no Brasil.

A Honda decidiu suspender temporariamente sua participação em todas as categorias e o patrocínio ao SuperBike Brasil, até que as causas sejam esclarecidas e medidas efetivas sejam tomadas pela organização para atestar as condições de segurança aos participantes.

Segue a nota oficial da Yamaha:

A Yamaha Motor do Brasil lamenta o acidente que vitimou o piloto Danilo Berto, da Equipe PRT Racing, ocorrido no domingo 26/05, no Circuito de Interlagos, durante o aquecimento da categoria Extreme do SuperBike Brasil, e presta condolências aos familiares e amigos.

A Yamaha informa que irá suspender temporariamente o patrocínio ao SuperBike Brasil e sua participação com a categoria R3 Cup. A suspensão seguirá até que a organização do SuperBike Brasil apresente medidas adicionais que efetivamente comprovem a segurança dos participantes.

Os organizadores do SuperBike Brasil, divulgaram um comunicado oficial sobre o assunto, dia 26 de maio. Confira na íntegra:

O piloto Danilo Berto, numeral 83, da equipe PRT – Pitico Race Team, da categoria SuperBike Extreme, sofreu uma queda durante o warm-up, treino de aquecimento para a corrida deste domingo (26), no Autódromo de Interlagos (SP), válido pela 3ª etapa do SuperBike Brasil. Após o ocorrido, na entrada do Pinheirinho, ele foi prontamente socorrido e encaminhado ao hospital do autódromo. Lá, o piloto foi estabilizado pela equipe médica do SBK Brasil e, dada a gravidade depois de avaliação, foi solicitado imediatamente suporte aéreo de resgate. A partir deste momento, a equipe médica do helicóptero, juntamente com a equipe do evento, fez os protocolos de remoção. O piloto seguiu de helicóptero às 10h24 para o Hospital das Clínicas, referência em traumas no Estado de São Paulo.

O SuperBike Brasil recebeu, com extremo pesar, a notícia do óbito por volta das 16h35. Informada, a organização cancelou as demais atividades do dia. O campeonato está prestando assistência à família neste momento.

O SBK Brasil prioriza a segurança do evento e vem implementando inúmeras melhorias, tais como: ampliação das barreiras de ar de proteção; aumento do número de ambulâncias de suporte avançado; contratação de um renomado diretor médico, que, por sua vez, seleciona um time de profissionais altamente capacitados; treinamento constante com a equipe de sinalização e resgate; treinamento aos motoristas das ambulâncias; implantação de um medical car, entre outras melhorias.

Vale ressaltar que o warm-up não é uma corrida ou treino classificatório, mas, sim, uma sessão de aquecimento. No momento da queda, as condições de pista estavam normais.

foto: Marcelo Moreira – divulgação

Veja também os Mais Populares:

Compartilhar
Logo created by DesignEvo logo maker