Faixa Azul para motos na 23 de maio está dando certo: nenhuma morte e redução de acidentes
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) da cidade de São Paulo, divulgou um relatório semestral apontando que a Faixa Azul para motos, instalada na Av. 23 de Maio sentido Aeroporto de Congonhas, está dando certo, pois não foi registrada nenhuma morte no período e por ter reduzido os acidentes.
De acordo com o órgão, não houve nenhuma morte envolvendo motos, e a redução dos sinistros de trânsito e da lentidão foi de 55,2% no trecho.
A Faixa Azul é um projeto piloto da Companhia onde só é permitido o trânsito de motos, ou seja, é uma faixa exclusiva para os veículos de duas rodas, e foi implantada entre duas faixas de carros e caminhões, à esquerda da via.
Instalada em uma das maiores e mais importantes avenidas de São Paulo, a Avenida 23 de Maio, a Faixa Azul atual possui 5,5 km de extensão. De acordo com a CET, no 1º semestre de 2022, na área da Faixa Azul, ocorreram 13 sinistros sem vítimas, 16 sinistros com vítimas, 1 atropelamento de pedestre e nenhum óbito.
Na mesma 23 de Maio no sentido Aeroporto, mas fora da área da Faixa Azul, ocorreram 17 sinistros sem vítimas, 13 com vítimas, nenhum atropelamento e nenhum óbito.
De acordo com eles, praticamente todos os acidentes que aconteceram na Faixa Azul foram causados por veículos que mudaram de faixa repentinamente e provavelmente sem utilizar a seta, levando um ou mais motociclistas ao chão.
Enfim, este resultado é extremamente positivo para os motociclistas, que agora estão trafegando um pouco mais seguros. A CET finaliza dizendo que já solicitou à SENATRAN autorização para a expansão da Faixa Azul, e que aguarda a deliberação do órgão.
E aí leitor e motociclista, existe aí na sua cidade alguma faixa exclusiva para motos?
fotos: divulgação CET