Faixa Azul para motos começa a ser implantada na Av. dos Bandeirantes, em São Paulo
A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) da cidade de São Paulo, começou a implantar a Faixa Azul para motos na Avenida dos Bandeirantes, uma das mais importantes vias da capital paulista.
A nova faixa será implantada em ambos os sentidos, no trecho compreendido entre a Marginal do Rio Pinheiros e o Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro, com extensão aproximada de 8,5 km (totalizando 17km).
O primeiro sentido a receber a Faixa Azul é sentido Marginal Pinheiros para o Complexo Maria Maluf. Após o término da implantação, será realizado no sentido oposto.
De acordo com o órgão, a ampliação do projeto piloto da Faixa Azul, ainda continua em caráter experimental, por mais um ano, e tem o objetivo de incluir outras análises como faixas de pedestres, túneis, cruzamentos semaforizados, entre outras variáveis.
A implantação
A Faixa Azul na Avenida dos Bandeirantes exigirá novidades na sinalização vertical e horizontal, por ser uma via com transversais e cruzamentos semaforizados. De acordo com a CET, será implantado:
• Placas de alerta para ciclistas e pedestres informando que no local há a Faixa Azul para motos;
• Nas placas de sinalização para os motociclistas também haverá informações sobre pedestres e ciclistas na via;
• A sinalização de solo será contínua próximo ao semáforo;
• Nas colunas semafóricas haverá uma pintura em azul, para alertar que há a Faixa Azul na via;
• Haverá box seguro para motos em todos os cruzamentos semaforizados;
• A implantação de uma tacha refletiva azul, para informar que há Faixa Azul e auxiliar na visão noturna.
Além disso, haverá o rebalizamento das faixas, que não afetará a capacidade volumétrica de tráfego e a segurança dos motoristas que trafegam pelo local.
Por fim, o projeto autorizado pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) ainda prevê a implantação na Avenida Santos Dumont, Avenida Tiradentes e Avenida Prestes Maia, no trecho compreendido entre a Ponte das Bandeiras e a Praça da Bandeira, com extensão aproximada de 4 km e na Avenida Rubem Berta, no trecho compreendido entre o complexo viário João Jorge Saad e a Avenida dos Bandeirantes, com extensão aproximada de 2 km.
Redução de acidentes e mortes
No início de agosto, a CET divulgou um relatório semestral apontando que a Faixa Azul para motos, instalada na Av. 23 de Maio sentido Aeroporto de Congonhas, estava dando certo, pois não foi registrada nenhuma morte no período e por ter reduzido os acidentes.
De acordo com o órgão, não houve nenhuma morte envolvendo motos, e a redução dos sinistros de trânsito e da lentidão foi de 55,2% no trecho.
A Faixa Azul é um projeto piloto da Companhia onde só é permitido o trânsito de motos, ou seja, é uma faixa exclusiva para os veículos de duas rodas, e foi implantada entre duas faixas de carros e caminhões, à esquerda da via.
Enfim, este resultado é extremamente positivo para os motociclistas, que agora estão trafegando um pouco mais seguros.
E aí leitor e motociclista, existe aí na sua cidade alguma faixa exclusiva para motos?
fotos: divulgação CET