Ducati Revela Seu Monocilíndrico de Alta Performance: Superquadro Mono
A Ducati está de volta ao mundo dos motores monocilíndricos para modelos de rua. Trinta anos após o lendário Supermono 550, a marca italiana apresenta o Superquadro Mono, um motor que promete revolucionar as ruas.
Com uma cilindrada de 659 cc e equipado com o sistema Desmodromic, este monocilíndrico estabelece-se como a nova referência em termos de desempenho.
O Superquadro Mono baseia-se no motor Panigale 1299, um Superquadro de 1285 cc, que é a evolução máxima do bicilíndrico Ducati para uso nas ruas. Ele herda o pistão de 116 mm de diâmetro do motor Panigale, o formato da câmara de combustão e as válvulas de admissão de titânio. Mas o destaque aqui é o sistema Desmodromic, que permite velocidades de rotação típicas de motores de corrida.
Com um impressionante poder de fogo, o Superquadro Mono atinge 77,5 cv a 9.750 rpm, com um torque máximo de 6,4 kgm a 8.000 rpm. Com um escapamento Termignoni na configuração de corrida, esse monocilíndrico atinge incríveis 84,5 cv a 9.500 rpm.
Além do desempenho, a Ducati não poupou esforços na busca por leveza e eficiência. O pistão de 116 mm, o revestimento de superfície DLC no pino do pistão e os balancins do sistema Desmodromic com revestimento DLC são algumas das soluções técnicas que contribuem para o alto desempenho e a durabilidade deste motor.
A alimentação de combustível é controlada por um sistema ride-by-wire que oferece três modos de potência, tornando-o adaptável a diferentes situações de pilotagem. Os cárteres do motor fundidos em alumínio, a embreagem e outras partes são fabricados em ligas de magnésio, reduzindo o peso do motor.
Além disso, a transmissão de seis velocidades com relações de corrida, a embreagem banhada a óleo, e a possibilidade de equipá-lo com o Ducati Quick Shift (DQS) Up & Down, tornam a experiência de pilotagem ainda mais emocionante.
Fique de olho neste motor, pois ele equipará a estrela do quinto episódio da Ducati World Première 2024 “Live. Play. Ride”, que será revelado em novembro.
fotos: divulgação/Ducati