Ducati Panigale V4 R 2023 estreia novo motor com mais de 240 CV para ganhar nas pistas
A Ducati lançou na Europa a Panigale V4 R 2023, sua moto esportiva de 998cc, que chega com uma série de melhorias, incluindo um novo motor com mais de 240 CV de potência máxima, para ganhar nas pistas mais exigentes.
De acordo com a marca, o novo modelo oferece as soluções tecnológicas mais sofisticadas e refinadas, que aproximam ainda mais a moto superesportiva de estrada das motos de corrida usadas no Campeonato Mundial de Superbike WorldSBK.
Além das melhorias próprias, a Panigale V4 R 2023 recebe o mesmo pacote eletrônico que foi apresentado na versão 2023 da Panigale V4 e Panigale V4 S, que aumenta ainda mais a sensação de pilotagem e o desempenho na pista.
Resumindo, ela conta com o novo software Engine Brake Control (EBC) EVO 2, que apresenta uma calibração diferente de marcha a marcha em cada um dos três níveis selecionáveis, uma nova estratégia para o sistema de trocas rápidas de marcha Ducati Quick Shift (DQS), uma nova estratégia para o cooler, capaz de oferecer melhor gerenciamento das temperaturas de operação e maior conforto térmico para o piloto, e um refinamento das estratégias do controle de tração Ducati Traction Control (DTC) e do acelerador eletrônico Ride by Wire.
Por fim, a nova Panigale V4 R 2023 recebeu uma revisão no pacote aerodinâmico, com novas asas de fibra de carbono de dois elementos (principal + flap) que garantem a mesma carga aerodinâmica, mas são mais compactas e mais finas, e pintura inspirada na MotoGP, que integra as placas brancas com o número “1” em destaque.
Motor e câmbio
O motor da Panigale V4 R 2023 é o Desmosedici Stradale R de 998 cm³ derivado da MotoGP, capaz de gerar até 218 CV de potência máxima a 15.500 rpm, na sua configuração padrão, respeitando os limites de emissão de poluentes do Euro5.
Mas, com o escapamento de corrida apropriado, o novo motor entrega até 237 CV de potência máxima e se utilizar um novo óleo especial, desenvolvido pela Shell em colaboração com a Ducati Corse, a potência máxima atinge monstruosos 240,5 CV, algo extraordinário.
Para conseguir esses números, foram usados bielas de titânio “perfuradas” longitudinalmente, pistões com tratamento de superfície DLC (Diamond Like Carbon), e um perfil mais agressivo das cames de admissão.
O câmbio é de 6 velocidades com embreagem seca assistida e deslizante, além do sistema de trocas rápidas, e a relação de marchas é a mesma utilizada no mundial de superbike WorldSBK.
Chassi
A Panigale V4 R 2023 possui um chassi frontal leve feito de magnésio, e o quadro traseiro de alumínio fundido. Além disso, traz garfo pressurizado Öhlins NPX 25/30 controlado eletronicamente, amortecedor traseiro Öhlins TTX36 e amortecedor de direção Öhlins.
A carroceria da moto também foi atualizada, com a adoção de um tanque de alumínio escovado com capacidade aumentada para 17 litros e um perfil que oferece melhor suporte para os braços e pernas do piloto nas frenagens e nas curvas.
Conclusão
A Panigale V4 R 2023 é equipada com pacote eletrônico de última geração baseado no uso de uma plataforma inercial de 6 eixos que também está presente nos outros modelos da família Panigale, além de painel de TFT colorido aprimorado, e iluminação Full-LED.
De acordo com a empresa, o novo modelo será produzido em uma série numerada com o número progressivo e o nome do modelo gravados na mesa de direção de alumínio billet.
Enfim, para mais informações sobre a Ducati Brasil, acesse https://www.ducati.com/br/pt/home.
fotos: divulgação