Ducati Panigale V4 2022 ganha mais potência e melhorias na aerodinâmica e ergonomia
A Ducati lançou na Europa a nova Panigale V4 2022, sua moto esportiva de 1103cc, que chega com motor mais potente e melhorias na aerodinâmica, ergonomia, chassi e eletrônica.
De acordo com a marca, com a versão 2022, o projeto Panigale V4 completa a evolução mais significativa desde o seu nascimento, com melhorias envolvendo todas as áreas. O resultado é uma moto ainda mais rápida na pista e ao mesmo tempo mais intuitiva e menos cansativa para uma ampla gama de pilotos.
A Panigale V4 S 2022, por exemplo, foi em torno de 1 segundo mais rápida que o modelo anterior, na pista de Vallelunga, na Itália, com dois pilotos amadores. Com o piloto de testes profissional da Ducati, Michele Pirro, o novo modelo foi 0,5 segundo mais rápido na mesma pista.
Para conseguir isso, a fábrica de Bolonha diz que trabalhou intensamente na aerodinâmica, com os engenheiros concentrando de fato seu trabalho árduo na carenagem, que agora integra asas de design de perfil duplo mais compactas e mais finas com maior eficiência.

Além disso, um grande trabalho também foi feito na ergonomia, com o objetivo de melhorar o controle da moto durante as sessões de pista e permitir que o piloto obtenha o máximo do desempenho. Há melhorias no assento e o tanque de combustível tem um novo formato na parte traseira para permitir que o piloto ancore melhor ao frear.
Motor e câmbio
O motor da Panigale V4 2022 é o Desmosedici Stradale de 1.103 cm³ derivado da MotoGP, que ganhou várias atualizações e ficou mais potente, além de ser compatível com EURO5.
O novo motor foi atualizado no circuito de lubrificação e está acoplado a uma nova bomba de óleo que reduz a absorção de potência. O aumento do diâmetro das saídas do silenciador permite reduzir a contrapressão do escapamento e, consequentemente, aumentar o desempenho do motor.
Com essas mudanças, o motor da Panigale V4 2022 é capaz de gerar até 215,5 CV de potência máxima a 13.000 rpm, um aumento de 1,5 CV em relação à versão anterior. O torque é de 123,6 Nm (12,6 kgm) a 9.500 rpm, com 80% já disponível a 6.000 rpm.
Além disso, a caixa de câmbio também é nova, com alongamento da relação para a primeira, segunda e sexta marchas. É uma relação de marchas do mundial de superbike WorldSBK, ou seja, voltado para as corridas.

Chassi
A Panigale V4 e V4 S 2022 possuem um chassi frontal leve feito de magnésio, e o quadro traseiro de alumínio fundido. A Panigale V4 S 2022 possui um novo garfo pressurizado Öhlins NPX 25/30 controlado eletronicamente, amortecedor traseiro Öhlins TTX36, amortecedor de direção Öhlins e rodas de liga de alumínio forjado de 3 raios.
Já a Panigale V4 2022 sai de fábrica com um garfo de 43 mm totalmente ajustável Showa Big Piston Fork (BPF), amortecedor de direção Sachs, amortecedor traseiro Sachs também totalmente ajustável e rodas de alumínio fundido com um design de 5 raios.
Conclusão
A Panigale V4 2022 é equipada com pacote eletrônico de última geração baseado no uso de uma plataforma inercial de 6 eixos. Além disso, possui um painel aprimorado, que apresenta uma nova distribuição das funções das luzes externas.
As duas versões (V4 e V4 S) estarão disponíveis na Europa e América do Norte a partir de dezembro de 2021 na clássica cor “Ducati Red”. Não há previsão para o Brasil.

Para mais informações sobre a Ducati Brasil, acesse https://www.ducati.com/br/pt/home.
fotos: divulgação