Comparativo 2019 | Honda Elite 125 vs Honda Biz 125 | Qual é melhor?
A Honda lançou a sua nova scooter de entrada, a Elite 125, que chegou às lojas no início de 2019. Iremos compará-la com a tradicional Biz 125 (que não é considerada uma scooter, e sim uma “CUB”, com motor e tanque posicionados como numa scooter e rodas e suspensões de uma motocicleta normal).
Na tabela abaixo, definimos dois tipos de pontuação: o primeiro é registrar 0 ou 1 para cada característica, ou seja, “0” (zero) se for inferior ou pior, e “1” (um) se for superior ou melhor. Se ambos forem praticamente iguais, registramos 1 para ambas; o segundo tipo de pontuação é subjetivo, e varia de “1” a “5”, sendo o 1 muito inferior ou muito pior e 5 muito superior ou muito melhor.
Além disso, neste segundo caso, foi definido que: para cada polegada a menos na roda, haveria a dedução de 1 ponto; para cada litro de combustível a menos, dedução de 1 ponto; para cada 4 quilos de peso a mais, dedução de 1 ponto; para cada R$ 350 a mais no preço, também teria a dedução de 1 ponto.
Com isso, no primeiro sistema de pontuação (0 ou 1) a análise é bem objetiva e, nesse sistema, a Elite 125 leva vantagem, principalmente no câmbio, farol, tanque e preço. Ela só perde no quesito rodas e este é o único fator para você decidir comprar a Biz 125, ou seja, se você vai transitar em estradas não pavimentadas ou que tenha muitos buracos sem a possibilidade de desviar, aí sim faria sentido você escolher a Biz 125 pois ela tem as maiores rodas deste comparativo (17″ na dianteira e 14″ na traseira).
Já com o segundo sistema de pontuação (de 1 a 5), que é subjetivo, tanto a Elite 125 quanto a Biz 125 estão praticamente empatadas, com apenas 1 ponto a favor da Biz, vantagem conseguida basicamente com o quesito rodas.
Enfim, sabemos que para o consumidor, números não são tudo e que, no processo de compra, entra o fator emoção. Na nossa opinião, a Honda Elite 125 é a melhor opção de compra entre as duas, pois ganha em quesitos como câmbio, farol, tanque e, principalmente, preço (custa R$ 1.436 a menos). Já a Honda Biz 125 só faz sentido, como mencionado, se você for utilizá-la em estradas não pavimentadas ou com muitos buracos, por causa das rodas bem maiores.
fotos: divulgação
Veja também os Mais Populares:
- Honda CB200X 2023: Uma Crossover Promissora Que Cairia Bem no Brasil
- TVS Apache RTR 310 2024: A Freestyler Esportiva Inspirada no Futuro
- Nova Honda CG 160 2024: A Evolução das Cores e Grafismos na Líder de Vendas
- Yamaha Fazer FZ25 ABS 2024: Novas Cores e Grafismos Elevam o Estilo e Desempenho
- Nova Honda NXR 160 Bros 2024: Robustez, Versatilidade e Modernidade em Duas Rodas