BMWCotidianoMarcasNotícias

Assento revolucionário: registro de patente da BMW revela design inteligente e ajustável

Compartilhar

A BMW Motorrad registrou recentemente várias patentes que indicam o desenvolvimento de um assento inteligente que será utilizado em futuros modelos da marca.

De acordo com informações do site Motorrad, esse assento terá opções de ajuste elétrico e eletrônico para modificar a largura, a altura e outros fatores relacionados à ergonomia e conforto do piloto, dependendo de sua estatura e da situação de condução.

Os registros de patente detalham várias abordagens técnicas, que envolvem o uso de servomotores elétricos para ajustar as almofadas do assento em pontos decisivos, como a transição frontal do banco para o tanque de gasolina.

Isso permitirá que o assento seja transformado em diferentes formas e alturas, de acordo com as preferências do piloto. Um assento esportivo que se estende para um banco estendido para dois passageiros também parece ser viável.

Além dos dispositivos eletromecânicos, a BMW está trabalhando em um assento eletro-hidráulico ou eletro-pneumático, que pode ser transformado rapidamente por meio de dutos e câmaras de ar ou fluidos dentro das almofadas.

Esse sistema permitirá que o contorno e a dureza do assento sejam alterados de maneiras ainda mais rápidas, até mesmo automaticamente durante a condução, de acordo com a situação de direção.

assento inteligente

A possibilidade de ajustar o assento automaticamente durante a condução é algo que pode ser um grande avanço na tecnologia de assentos para motocicletas.

Por exemplo, o inchaço na área frontal do assento pode fornecer suporte para o piloto durante a frenagem, enquanto o inchaço na área traseira pode fornecer suporte durante a aceleração. Também é possível que a função de massagem seja incorporada a esse assento inteligente.

A BMW está mais uma vez liderando o caminho no que diz respeito à inovação tecnológica em seus produtos, e o assento inteligente é mais um exemplo disso.

Embora ainda não tenhamos informações precisas sobre quando esses assentos serão implementados nos modelos de produção da marca, é animador ver as possibilidades que a tecnologia está trazendo para o mundo das motocicletas.

Certamente, os motociclistas vão aguardar ansiosamente para experimentar esse novo nível de conforto e tecnologia.

Compartilhar

Marcelo Souza

Autor, Editor e Administrador do site MotoNews Brasil, formado em Ciências Contábeis, apaixonado por motos e tecnologia.

Logo created by DesignEvo logo maker