Aprilia lança RSV4 XTrenta com asas na dianteira, traseira e sob o motor

Compartilhar

A Aprilia lançou na Europa a RSV4 XTrenta, sua moto superesportiva mais extrema, que chega com tecnologia da MotoGP e asas aerodinâmicas na dianteira, traseira e sob o motor.

De acordo com a empresa, a RSV4 XTrenta é a primeira moto no mundo equipada com asas na traseira e sob o motor, este último muito parecido com o que é utilizado na moto RS-GP da Aprilia Racing na MotoGP e feito para resfriar o pneu traseiro e também aumentar a carga aerodinâmica.

A Aprilia RSV4 XTrenta é uma criação absolutamente única que celebra o 30º aniversário do primeiro título mundial da Aprilia, e foi feita para poucos, já que apenas 100 unidades exclusivas e numeradas serão produzidas.

Além disso, a pintura da nova moto representa uma interpretação contemporânea da Aprilia de 1992 na classe de MotoGP de 125cc, por ocasião do primeiro dos 54 títulos mundiais da marca de Noale.

aprilia rsv4 xtrenta

Explorando tecnologias nunca antes tão próximas das utilizadas na MotoGP em termos de materiais, componentes, eletrônica e, sobretudo, aerodinâmica, a RSV4 XTrenta chega para separar os homens dos meninos.

Aerodinâmica refinada

De acordo com a fábrica de Noale, nunca antes uma moto à venda ao público pôde ostentar um estudo aerodinâmico tão refinado. Todas as partes da carenagem de carbono são feitas pela PAN Compositi usando os mesmos processos usados ​​na MotoGP e incorporam tanto as asas dianteiras recém-projetadas, capazes de garantir mais carga e ao mesmo tempo menos arrasto, quanto as novas asas traseiras.

Mas isso não é tudo: a RSV4 XTrenta é a primeira moto do mundo a montar a ‘asa inferior’ no braço oscilante (quase sob o motor). De acordo com a Aprilia, os resultados da nova configuração falam por si: a carga aerodinâmica aumenta em 25%, enquanto reduz o arrasto em 4%.

aprilia rsv4 xtrenta

Conjunto mecânico de alta especificação

A nova RSV4 XTrenta utiliza a base da RSV4 Factory 2022, mas recebeu melhorias em todas as áreas, começando pelo motor, que agora entrega 230 CV de potência máxima.

Do lado do chassis, ele foi refinado com a suspensão Ohlins modificada por Andreani em colaboração com os engenheiros da Aprilia MotoGP. O sistema de frenagem é o mais top disponível no mercado, da marca Brembo, composto na dianteira por pinças monobloco GP4-MS e discos T-drive de 330mm.

aprilia rsv4 xtrenta

Por fim, as rodas de magnésio Marchesini M7R GENESI pesam cerca de 2 kg a menos que as rodas padrão, e são calçadas com pneus slick Pirelli Diablo SBK nos tamanhos 120/70-17 na dianteira e 200/65-17 na traseira.

Disponibilidade e preço

A Aprilia RSV4 XTrenta estará disponível para reserva online a partir de 6 de setembro, e está sendo oferecida na Europa por a partir de € 50.000 (aproximadamente R$ 256 mil).

Os compradores sortudos também terão a oportunidade de retirar o seu modelo na Aprilia Racing, com uma visita exclusiva ao departamento de corridas da Noale ao mesmo tempo, e receberão não só a versão limitada e numerada da RSV4, mas também a capa e o tapete dedicados à moto.

Enfim, para mais informações, acesse https://www.aprilia.com/.

aprilia rsv4 xtrenta

fotos: divulgação

Compartilhar

Marcelo Souza

Autor, Editor e Administrador do site MotoNews Brasil, formado em Ciências Contábeis, apaixonado por motos e tecnologia.

Logo created by DesignEvo logo maker