2W Motors traz motos Fantic ao Brasil em 2023: Caballero 500 e XEF 250 Enduro
O grupo 2W Motors anunciou que as motos Caballero 500 e XEF 250 Enduro da marca italiana Fantic chegam ao Brasil em 2023, para explorar o nicho retrô, scrambler e off-road.
Com 54 anos de tradição no segmento de duas rodas, a Fantic já era representada no país pelo grupo com suas bicicletas elétricas e agora traz suas motos mais recentes, que foram apresentadas na EICMA 2022, a mais importante exposição internacional de motos e acessórios, que aconteceu em Milão, Itália, em novembro.
De acordo com o grupo, serão cinco versões da Caballero 500 que virão ao Brasil: Deluxe, Flat Track, Explorer, Rally e Scrambler.
A Fantic Caballero é uma moto inspirada na lendária Caballero de 1969, que se sai muito bem no asfalto e é capaz de enfrentar o off-road com facilidade. É leve e ágil, com rodas raiadas, pneus de uso misto e suspensão elevada, perfeita para suas aventuras.
O modelo é equipado com um motor monocilíndrico de 449 cm³ com refrigeração líquida, que é capaz de gerar até 40 CV de potência máxima a 7.500 rpm, e 43 Nm (4,4 kgfm) de torque a 6.000 rpm. O câmbio é de 6 velocidades e o escapamento conta com ponteira dupla Arrow.
Já a XEF 250 Enduro é para quem quer o máximo no off-road, modelo que conquistou o Six Days 2021 com a seleção da Itália.
“Nos últimos anos, a Fantic tem investido muito em seus produtos, na sua fábrica e passou a produzir motores próprios. Desde então, despertou o nosso interesse em representar a marca no Brasil. Primeiramente, há dois anos, trouxemos as e-bikes e, no primeiro trimestre de 2023, chegam os primeiros lotes da Caballero e XEF 250 para sentirmos o mercado, pois trata-se de um produto diferenciado e de um nicho específico”, afirma Raul Fernandes Jr, sócio-diretor da 2W Motors. Quanto aos valores dos modelos, o empresário diz que serão anunciados somente quando for iniciada a comercialização, devido ao câmbio.
Além da expansão da marca no mercado internacional, no segmento on e off-road de motocicletas, assim como na linha de scooters e e-bikes, a Fantic se fortaleceu no universo das competições, seja nas pistas ou no off-road.
Na próxima temporada da MotoGP, a Fantic estará representada na categoria Moto2, em parceria com a equipe VR46 do Valentino Rossi. E marcará presença também na 45ª edição do maior rali do mundo, o Rally Dakar, com a lenda do off-road italiano, Alex Salvini, que pilotará uma XEF 450 Rally Factory, de 31 de dezembro a 15 de janeiro, na Arábia Saudita.
Para Maurício Fernandes que, além de empresário, é piloto de enduro e rali, com títulos e pódios no Rally dos Sertões, Rally Dakar e Six Days Enduro, o investimento nas competições projetará ainda mais a Fantic e seus produtos. “Como um piloto com experiência fora do país, sei o quanto conta para uma marca ter destaques em competições renomadas internacionalmente. Então é muito importante para Fantic estar no Dakar com o Alex Salvini e também estrear na MotoGP com os pilotos da equipe de Valentino Rossi, na Moto2. Neste sentido será uma aposta promissora”, finaliza o sócio-diretor da 2W Motors.
Assim como as bikes, as motos Fantic serão comercializadas na capital paulista e, em breve, será divulgado o showroom da marca. Mais informações no Instagram @fanticmotosbrasil.
As sete marcas europeias do grupo
Visionários e empresários experientes no segmento de duas rodas, os irmãos Raul e Maurício Fernandes sempre estão dispostos a encarar um novo desafio.
No total a 2W Motors representa no país sete marcas com tradição europeia. Nas motocicletas, desde 2015, comandam a sueca Husqvarna do Brasil, as concessionárias da Royal Enfield (origem britânica) – inclusive a primeira inaugurada no país, em 2017, pertence ao grupo e, partir de 2023, com a motos da Fantic.
Porém, iniciaram em 2020 com as e-bikes da Fantic e, logo depois, com a austríaca KTM Bikes. A Piaggio chegou no início de 2022 com os Apes que fazem parte da cultura italiana desde 1947, mas a novidade foi o lançamento da versão elétrica, modificada no país com tecnologia nacional em parceria com a WEG.
O grupo também investiu no segmento dos pneus e representa as também italianas Goldentyre e CEAT.
Enfim, para mais informações, acesse https://www.2wmotors.com.br/.
fotos: divulgação