WorldSBK | Toprak vence corrida 1 em Portimão e abre mais vantagem; Rea cai e não pontua
Toprak Razgatlioglu, piloto da Yamaha, venceu a corrida 1 neste sábado, em Portimão, Portugal, pelo campeonato mundial de superbike WorldSBK. O piloto turco fez uma corrida arriscada, disputando curva a curva com Jonathan Rea (Kawasaki), que caiu e não pontuou, e com Scott Redding (Ducati).
Ele saiu da pole position, mas nas primeiras voltas foi ferozmente atacado por Rea. Os dois tiveram contato mas felizmente não caíram. Com a ‘briga’, Redding se aproveitou e assumiu a liderança. Mas, na volta 5, Rea conseguiu realizar a ultrapassagem e estava extraindo tudo da moto, até que, na curva 15 que dá para a reta principal, acabou caindo e teve que abandonar.
Com isso, Redding liderou mais algumas voltas, mas sempre pressionado por Toprak. Na volta 12, o turco foi com tudo e, como freia mais tarde, retomou a liderança da prova. Mas não estava resolvido. Redding não deixou barato e os dois duelaram até a última volta. Sempre que o piloto da Ducati conseguia ultrapassá-lo, tomava o troco na freada da curva 1.
No fim, o piloto britânico disse que o turco estava ‘cruzando a linha’ da sensatez, colocando outros pilotos em perigo com suas manobras. Com isso, ele teve que evitar contato pois, se fosse querer fazer sua linha, os dois colidiriam e algo grave poderia acontecer.
De qualquer forma, achou seu desempenho muito bom e que estava feliz com a segunda colocação. Já Toprak, com a vitória e a queda de Rea, abriu 45 pontos de vantagem no campeonato.
Piorando ainda mais a situação da Kawasaki, Rea foi levado ao centro médico para avaliação e domingo de manhã, será reavaliado para verificar se estará apto para a corrida 2. Caso não corra, poderá ceder mais 25 pontos ao piloto da Yamaha. Além disso, seu companheiro, Alex Lowes, não disputou a corrida 1 e pode também não disputar a 2.
Portanto, com os resultados deste sábado, Toprak conseguiu abrir uma vantagem de 45 pontos para o segundo colocado, Rea.
A classificação do campeonato ficou da seguinte forma:
- Toprak Razgatlioglu (Yamaha) – 474 pontos
- Jonathan Rea (Kawasaki) – 429 pontos
- Scott Redding (Ducati) – 395 pontos
- Michael Ruben Rinaldi (Ducati) – 240 pontos
- Andrea Locatelli (Yamaha) – 227 pontos
- Alex Lowes (Kawasaki) – 199 pontos
- Michael Van Der Mark (BMW) – 189 pontos
- Garrett Gerloff (GRT Yamaha) – 180 pontos
Enfim, a corrida 2 e da superpole do mundial de Superbike WorldSBK, acontece neste domingo, 3 de outubro, em Portimão, Portugal, no Circuito Autódromo Internacional do Algarve. No Brasil, a transmissão ao vivo acontece no sistema de streaming DAZN.
fotos: divulgação