Nova Suzuki Hayabusa é lançada: novo design, melhorias no motor e novas tecnologias
A Suzuki lançou a nova GSX 1300 RR Hayabusa 2021, modelo que chega com novo design, melhorias no motor e novas tecnologias embarcadas.
O visual da nova Suzuki Hayabusa 2021 é novo, com novas carenagens e novo conjunto ótico frontal. Este, ficou vertical, com canhão de LED na parte inferior. Aliás, toda a iluminação é em LED, ou seja, faróis, lanternas e piscas contam com essa tecnologia.
Os piscas integrados posicionados nas extremidades da carenagem frontal ficaram mais modernos, e também funcionam como DRL (iluminação diurna). Na traseira, os piscas também estão integrados à lanterna.
As carenagens laterais são novas, com saída de ar redesenhada e aplicação de friso cromado nas bordas. Há também apliques em destaque, na cor dourada no modelo preto, em vermelho no modelo prata e em azul no modelo branco.
Motor revisado
A nova Hayabusa manteve o mesmo motor de 4 cilindros em linha e 1.340 cm³ com refrigeração líquida, mas recebeu melhorias, principalmente para se adequar as novas normas antipoluição Euro 5. A potência reduziu um pouco, de 197 CV para 190 CV, e o torque é de 15,3 kgfm a 7000 rpm (200 rpm a menos).
Apesar dos números “tímidos” (esperava-se potência acima de 200 CV), a curva de potência e torque melhorou, com baixas e médias rotações entregando mais. Com isso, a nova Hayabusa consegue ser um pouco mais rápida de 0 a 200 metros que o modelo anterior, e atinge o mesmo top speed (299 km/h), além de estar mais econômica.
Isso só foi possível com modificações em 550 de 1000 peças, entre elas o virabrequim, pistões, bielas, cilindros, eixo do comando de válvulas, sistema de admissão e até a caixa de ar.
Novas tecnologias
A nova Suzuki Hayabusa ganhou novas tecnologias, entre elas 3 modos de pilotagem, controle de tração ajustável de 10 vias, controle de empinada, controle de freio motor, sistema de trocas rápidas de marchas (Quick Shift System), controle de largada, controle de partida em ladeiras e controle de velocidade de cruzeiro.
O painel de instrumentos é novo, com quatro relógios analógicos e uma nova tela LCD TFT colorida no centro, que apresenta informações em tempo real como, inclinação da moto, pressão dos freios dianteiro e traseiro, taxa de aceleração e posição do acelerador.
Além disso, ela ganhou uma nova balança traseira e novas pinças de freio dianteiro (Brembo Stylema).
Enfim, a nova Suzuki Hayabusa chega em três novas cores: Preta com detalhes dourados, Prata-metálico com detalhes vermelhos e Branco-perolizado com detalhes azuis. O preço na Alemanha é de 18.500 Euros (aproximadamente R$ 120 mil). Não há previsão para o Brasil, já que o atual comercializado por aqui é considerado modelo 2022.
Veja também os Mais Populares:
- Honda CG 160 Titan 2025 ganha freio ABS e iluminação de LED; Confira detalhes e preço
- Yamaha Lander Connected 2025 | Ficha Técnica, Top Speed, Consumo, Preço e Imagens
- Yamaha lança oito novas motos no Brasil; Confira detalhes e preços
- Honda XRE 190 2025 ganha iluminação de LED e mais melhorias; Confira
- Honda NXR 160 Bros 2025 evolui, ganha novo design, farol de LED e freio ABS
Ficou fantástica a nova Hayabusa, faz jus ao lendário modelo da Suzuki… Espero que quando chegar ao Brasil, traga um preço bem menor do que o mencionado na reportagem (conversão direta do preço na Alemanha).