Cotidiano

5 dicas de revisão na moto para economizar combustível

Compartilhar

As motocicletas são uma excelente opção tanto para transporte individual quanto para uso profissional no dia a dia do brasileiro nos grandes centros urbanos. A correta manutenção dos equipamentos garante economia e segurança ao usuário, evitando que o motociclista o deixe na mão quando você mais precisa dela.

Os cuidados vão desde uma simples calibragem de pneus, que afeta o consumo de combustível e segurança, até a inspeção das velas e itens de manutenção preconizados pelo fabricante.

Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK do Brasil, multinacional japonesa especialista em sistemas de ignição, destaca cinco dicas de revisão na moto para ajudar o motociclista a identificar pequenas falhas no funcionamento, manter a segurança e economizar combustível:

  1. Substituir as velas conforme a recomendação do fabricante da motocicleta: o adiamento da troca pode forçar o sistema de ignição e provocar aumento no consumo de combustível, bem como danos em outros componentes;
  2. Evitar jatos de água sob alta pressão no sistema de ignição: a água é condutora de eletricidade e pode gerar falhas e oxidação em seus componentes;
  3. Evitar o uso de produtos químicos agressivos que agridem o metal e as borrachas durante a lavagem da motocicleta: isso pode levar a uma degradação das borrachas, além de oxidação manchas nos metais e falhas no sistema de ignição;
  4. Ao inspecionar ou trocar as velas de ignição, observar o aspecto da queima e presença de uma fuligem negra: essa situação indica uma mistura rica de ar / combustível, sendo necessário revisar o sistema de alimentação;
  5. Aplicar a vela correta para sua motocicleta: a NGK disponibiliza em seu site www.ngkntk.com.br uma consulta rápida por meio da qual o usuário pode encontrar o produto correto para sua motocicleta – lembrando que a vela deve ser instalada com o torque de aperto especificado pelo fabricante.
vela moto ngk

“Os motociclistas profissionais devem ter um cuidado ainda mais rigoroso, uma vez que utilizam a motocicleta em condições mais severas como o uso diário da motocicleta e as altas distâncias percorridas em um único dia”, alerta Mori. “Nesses casos, o consumo de combustível elevado, uma eventual falha do equipamento e a falta de manutenção constante impactam diretamente no custo e na rentabilidade da moto e podem, inclusive, gerar danos físicos ao motociclista.

É importante lembrar também, segundo o especialista da NGK, que os pneus das motos interferem diretamente no consumo de combustível e segurança. Um cuidado que vale ser ressaltado diz respeito ao desenho da banda de rodagem – parte da borracha do pneu que está em contato direto com o solo. “Há pneus específicos para cada motocicleta – no caso de modelos esportivos, por exemplo, a borracha é mais macia. Além disso, alguns desenhos da banda de rodagem podem consumir mais combustível do que outros”, compara Mori.

Uma boa opção que a NGK disponibiliza no mercado, são as velas de Iridium IX, a tecnologia de velas de irídio, possibilita a redução do diâmetro da ponta do eletrodo central da vela.

Desta forma teremos mais energia para queimar o combustível que ingressa no motor, facilitando a partida, proporcionando melhores acelerações, marcha lenta mais estável e melhorando o consumo em velocidades constantes.

Compartilhar

Marcelo Souza

Autor, Editor e Administrador do site MotoNews Brasil, formado em Ciências Contábeis, apaixonado por motos e tecnologia.

Logo created by DesignEvo logo maker