CotidianoNotícias

Sete dicas de como manter sua moto em bom estado, se estiver parada devido ao coronavírus

Compartilhar

Com o isolamento ou distanciamento social como medida para combater o novo coronavírus, muitos motociclistas estão com as motos paradas. A Ducati e a BMW divulgaram sete dicas de como manter sua moto em bom estado, neste período. Confira:

1 – Guarde a sua moto coberta. Proteger contra poeira mantém o bom estado da motocicleta e evita desgaste da pintura.

2 – Evite remover poeiras com pano seco ou abrasivo, isso poderá arranhar a pintura da sua moto.

3 – Estacione a moto usando o cavalete central. Além de ficar parada de forma segura você evitará possíveis deformidades nos pneus. Na ausência de cavalete central, invista em um cavalete de apoio ou opte por calibrar os pneus com um pouco mais de pressão, entre 20% e 25%. Com isso você reduz o esvaziamento e quando voltar a sair com a moto terá condições de rodar até o calibrador mais próximo.

4 – Prefira deixar o tanque cheio e de preferência com gasolina aditivada ou premium. Com o tanque cheio, menor será a evaporação do combustível e a gasolina premium conta com aditivos antioxidantes, que retardam o envelhecimento e mantém a bomba lubrificada. Quando ocorre a oxidação (envelhecimento) e a evaporação de compostos leves, a gasolina torna-se mais densa e tende a formar depósitos de goma no tanque, nas tubulações e nos injetores.

5 – Ligue a moto por 5 minutos ao menos uma vez por semana. Isto ativará a bomba de combustível e bicos injetores. Se você tiver um mantenedor de carga (dispositivo para carregar a bateria da moto) poderá usá-lo para manter a bateria sempre próxima de sua carga máxima, mesmo parada.

6 – Lubrifique a corrente, evitando corrosão e ressecamento.

7 – Conserve as peças não tratadas e cromadas com massa lubrificante não ácida (vaselina). Pulverize com um óleo lubrificante multiuso os manetes (freio e embreagem).

Com essas medidas, sua moto estará protegida e pronta para rodar quando o confinamento terminar. Boa pilotagem!.

foto: José Carlos (Ducati São Paulo)

Veja também os Mais Populares:

Compartilhar
Logo created by DesignEvo logo maker