CotidianoMarcasNotíciasYamaha

Yamaha lança nova MT-09 Y-AMT 2025 com câmbio manual automatizado

Compartilhar

A Yamaha lançou na Europa a nova MT-09 Y-AMT 2025, sua primeira moto com câmbio manual automatizado. Com essa tecnologia, a nova moto chega para dispensar o uso do pedal de câmbio e da alavanca de embreagem, proporcionando uma experiência de pilotagem superior.

O Y-AMT (Transmissão Manual Automatizada Yamaha) é similar ao sistema de transmissão eletrônica E-Clutch da Honda, que já equipa, como opcional, as motos CB 650R e CBR 650R.

Mas, diferente do sistema da Honda, o Y-AMT elimina tanto o manete de embreagem quanto o pedal de câmbio. Para realizar as trocas de marcha manualmente (MT), foram adicionados botões no guidão, permitindo ao piloto reduzir ou aumentar as marchas.

yamaha mt-09 y-amt 2025

Além disso, o sistema conta com um modo totalmente automático (AT), deixando o ‘cérebro’ da moto decidir o momento certo para trocar as marchas. Neste caso, o sistema conta com dois modos para uso distintos: ‘D+’, para uma pilotagem mais esportiva com trocas de marcha nas rotações mais altas, e ‘D’, para uma pilotagem urbana e natural, priorizando a baixa rotação.

A nova Yamaha MT-09 Y-AMT 2025 utiliza a mesma base da MT-09 padrão, trazendo o mesmo motor tricilíndrico CP3 de 890cc, que é capaz de gerar até 119 CV de potência máxima.

O design também é o mesmo, que foi atualizado em 2024 na Europa. A Yamaha diz que a carenagem foi inspirada no estilo das motos de motocross YZ. No entanto, um dos aspectos mais polêmicos da nova MT-09 é o conjunto ótico frontal, que adotou uma abordagem radicalmente diferente. A introdução de uma espécie de carenagem bicuda, com o projetor de LED do farol posicionado centralmente na parte superior e duas linhas de luzes de circulação diurna (DRL) na parte inferior, criou uma estética ousada e única.

yamaha mt-09 y-amt 2025

Enfim, com a nova MT-09 Y-AMT, a Yamaha tenta oferecer um produto para satisfazer as necessidades de quem quer focar na pilotagem, sem ter que se preocupar com trocar de marchas ou operar a embreagem.

No Brasil, infelizmente, o modelo oferecido está algumas gerações atrás do modelo europeu. Não há previsão para essa versão chegar ao nosso país.

fotos: divulgação/Yamaha

Compartilhar

Marcelo Souza

Autor, Editor e Administrador do site MotoNews Brasil, formado em Ciências Contábeis, apaixonado por motos e tecnologia.

Logo created by DesignEvo logo maker