Yamaha lança nova esportiva R7 2021: visual da YZF-R6, base da MT-07
A Yamaha lançou na Europa a R7 2021, sua nova esportiva de média cilindrada, que chega com visual da YZF-R6 mas com a base da ‘naked’ MT-07.
Ela chega para ser um modelo ‘acessível’ para quem quer subir na linha de esportivas da marca, saindo da YZF-R3. Além disso, é focada nos jovens pilotos que um dia queiram chegar ao topo da linha, a YZF-R1.
A base utilizada é a da MT-07, com seu motor CP2 bicilíndrico, que é conhecido por sua entrega de torque forte e linear, bem como por sua confiabilidade.
A Yamaha diz que a nova R7 foi nomeada para mostrar respeito pela superbike YZF-R7 de edição limitada original, lançada em 1999 para o World Superbike e o Suzuka 8 Hours.
Design
A nova Yamaha R7 2021 possui design totalmente baseado na superesportiva YZF-R6 (chamado pela marca de R-Series DNA). As linhas são fluídas com frente agressiva, conseguido com duas linhas de iluminação diurna, em LED.
O farol alto e baixo é do tipo canhão único de LED, e fica posicionado dentro da entrada de ar frontal (no formato ‘M’, similar à YZR-M1 da MotoGP).
De modo geral, o design está agressivo, mas compacto. De acordo com a marca, a nova R7 é mais estreita que as ‘pequenas’ YZF-R3 e YZF-R125. Com isso, ela é uma das motos mais aerodinamicamente eficientes com um piloto a bordo.
A traseira é praticamente a mesma da YZF-R6, com túneis aerodinâmicos nas laterais que funcionam como alças do garupa e ‘asas’ para aumento do ‘downforce’.
Motor e Câmbio
O motor da Yamaha R7 2021 é o conhecido CP2 bicilíndrico paralelo de 689 cm³ com refrigeração líquida, capaz de gerar até 73,4 CV de potência máxima a 8.750 rpm e 6,9 kgfm de torque a 6.500 rpm.
Mudanças ao motor CP2 existente incluem uma nova especificação de ECU e dutos de admissão de ar otimizados, bem como um projeto de escapamento revisado e configurações de injeção de combustível idealizadas.
Além disso, a segunda marcha foi encurtada para uma pegada mais esportiva.
O câmbio é de 6 velocidades com embreagem assistida e deslizante. Há ainda, como opcional, o sistema de trocas rápidas de marchas (Quick Shift System).
Chassi
A nova Yamaha R7 2021 possui um chassi do tipo diamante com tubos de aço de várias resistências em locais-chave. Uma cinta central de alumínio de montagem rígida contribui para o excelente manuseio.
A R7 adota um sistema de suspensão traseira Monocross do tipo link redesenhado. As características de amortecimento e taxa de mola são projetados para se adequar ao caráter esportivo da moto.
A suspensão dianteira é do tipo invertida da marca KYB de 41 mm, totalmente ajustável, que fornece um alto nível de estabilidade junto com uma aderência confiante em pistas de corrida e estradas.
O peso em ordem de marcha é de apenas 188 kg e a capacidade do tanque de combustível é de 13 litros.
O freio dianteiro tem pinças de quatro pistões e montagem radial, que atuam em dois discos flutuantes de 298 mm. Além disso, o cilindro mestre radial é da marca Brembo, que fornece pressão de freio linear para maior controlabilidade.
As rodas são de liga leve de alumínio de 10 raios e 17 polegadas. Elas são calçadas com pneus de medidas 120/70-17 na dianteira e 180/55-17 na traseira.
Tecnologia
A R7 é a primeira Yamaha com motor CP2 a vir equipada com a embreagem assistida e deslizante, que proporciona mudanças de marcha mais suaves e evita o excesso de rotação do motor e travamento da roda traseira durante reduções bruscas.
O painel de instrumentos é totalmente digital em LCD, recém-projetado, com tela de modo negativo de alto contraste. Os recursos incluem indicador de marcha, bem como uma luz indicadora de mudança de marchas (Shift Light).
A iluminação é Full LED, ou seja, farol, lanternas e piscas contam com essa tecnologia.
Disponibilidade e preço
Enfim, a nova Yamaha R7 2021 chega às lojas da Europa em outubro de 2021, em duas opções de cores: Icon Blue (Azul) e Yamaha Black (Preto). Não há previsão para o Brasil.
fotos: divulgação