Yamaha desenvolve Sistema Avançado de Assistência à Estabilização de Motocicletas
A Yamaha está trabalhando no desenvolvimento do Advanced Motorcycle Stabilization Assist System (AMSAS), uma tecnologia inovadora que tem como objetivo aprimorar a estabilidade e a segurança das motocicletas.
Segundo a empresa, os principais fatores que têm causado acidentes envolvendo motocicletas são erros de reconhecimento do motociclista (10%), erros de tomada de decisão (17%) e erros operacionais (5%). De acordo com as estatísticas, aproximadamente 70% dos acidentes de motocicleta ocorrem dentro de um intervalo de dois segundos após o incidente desencadeador.
Para lidar com essas descobertas, a Yamaha Motor está concentrando seus esforços em quatro áreas principais para o desenvolvimento de auxílios ao piloto: previsão de perigos com assistência, medidas preventivas de danos, assistência defensiva à pilotagem e redução de danos durante manobras evasivas.
Lançado no ano passado, o AMSAS utiliza forças controladas de direção e aceleração para estabilizar a orientação de um veículo em movimento em baixas velocidades. “[Sua característica mais distintiva é] sua abordagem para usar um arranjo altamente aplicável aos veículos existentes, uma vez que não requer modificações no quadro”, diz o líder do projeto Akitoshi Suzuki.
Durante o desenvolvimento contínuo do sistema protótipo, uma YZF-R25 de produção é usada como plataforma e equipada com atuadores de direção e aceleração, além de contar com uma Unidade de Medição Inercial (IMU) de 6 eixos.
O objetivo do AMSAS como auxílio ao piloto é aumentar a estabilidade das motocicletas durante a partida ou quando são conduzidas em baixas velocidades, concentrando-se especialmente na instabilidade frequentemente enfrentada nesses momentos. “Na partida ou na parada, o atuador de direção instalado na roda dianteira ajuda na estabilidade e, a partir daí, até cerca de 5 km/h, o atuador de direção preso ao guidão assume o controle”, explica Suzuki.
O protótipo do veículo AMSAS em desenvolvimento é capaz de se mover em velocidades de caminhada sem tombar, graças à coordenação dos seus componentes. Independentemente do nível de habilidade do piloto, a estabilidade do veículo é mantida nessas baixas velocidades.
A Yamaha tem como meta zerar as fatalidades causadas por acidentes de motocicleta até 2050 e está empenhada em intensificar seus esforços em três áreas-chave: Tecnologia, Habilidades e Conectividade. O AMSAS é uma tecnologia inovadora da Yamaha que pode ser um importante auxílio ao piloto quando combinada com outras tecnologias, como o primeiro sistema de freio unificado vinculado a radar do mundo, já implementado na moto TRACER 9 GT+.
Enfim, esta é uma notícia incrível e mostra que a Yamaha está avançando na indústria de motocicletas em direção a um futuro mais seguro, com a AMSAS desempenhando um papel crucial nessa visão. À medida que o desenvolvimento continua, o AMSAS tem o potencial de revolucionar a maneira como abordamos a segurança da motocicleta e inaugurar uma nova era de maior proteção do motociclista e estabilidade na estrada.
fotos: Yamaha