MotociclismoWorldSBK

WorldSBK | Toprak vence na França e toma vice-liderança; Rea derruba Bautista

Compartilhar

Toprak Razgatlioglu, piloto da Yamaha, venceu a corrida 2 neste domingo no circuito de Nevers Magny-Cours, na França, pelo campeonato mundial de superbike WorldSBK, e tomou a vice-liderança do campeonato.

O turco, que venceu também a corrida da Superpole, teve que batalhar com Michael Ruben Rinaldi (Ducati) e Axel Bassani (Motocorsa Racing) na corrida 2, mas conseguiu segurar as duas Ducatis e vencer na pista francesa.

Mas, o assunto mais discutido, foi o abandono do líder do campeonato, Alvaro Bautista (Ducati), após ser derrubado pelo seis vezes campeão do mundo, Jonathan Rea (Kawasaki), ainda no início da corrida.

Bautista, que saiu da segunda posição, tomou a liderança na primeira curva, mas não conseguiu abrir, e teve que suportar a pressão de Toprak e Rea. Algumas voltas depois, o turco conseguiu ultrapassá-lo e Rea colou atrás do espanhol.

Não querendo perder muito tempo, o piloto da Kawasaki tentou uma manobra arriscada sobre Bautista, mas acabou atingindo a lateral da Ducati, jogando-o ao chão, na caixa de brita. Bautista não teve como voltar e abandonou, perdendo 25 preciosos pontos. Ele chegou a abrir boa vantagem no campeonato, já que tinha vencido a corrida 1 (com Toprak e Rea caindo e, com apenas o turco marcando alguns pontos) e chegou em segundo na corrida da Superpole.

Já Jonathan Rea foi punido com uma volta longa pela manobra (se foi intencional ou não, é subjetivo), e retornou na sétima posição. Não demorou muito para impor seu ritmo e conseguir ultrapassar alguns adversários, para terminar em quinto. Ele não perdeu tanto com a penalização, mas sai da França com mais um resultado ruim.

rinaldi ducati frança

Com essa colisão, Axel Bassani aproveitou para se aproximar do turco, e trouxe com ele Michael Ruben Rinaldi, companheiro de Bautista. Bassani, que também pilota uma Ducati Panigale V4 R, mas para uma equipe independente, estava com um ótimo desempenho, e conseguiu a ultrapassagem sobre Toprak.

Ele liderou por várias voltas, não dando chance para o campeão tentar uma manobra. Mas, com o desgaste do equipamento, começou a perder rendimento. Foi aí que Rinaldi veio com tudo e, enquanto Toprak ultrapassava Bassani, ele ultrapassou os dois, e assumiu a liderança.

O piloto da Ducati oficial mostrava estar decidido a vencer a corrida, já que ainda não tinha bons resultados nessa temporada. Mas, assim como aconteceu com Bassani, foi perdendo rendimento e, com isso, virou alvo fácil para Toprak, que retomou a liderança e foi para a vitória.

Portanto, com o resultado do fim de semana em Magny-Cours, Bautista é o líder com 332 pontos, Toprak o segundo com 302 e Rea o terceiro com 285 pontos.

A classificação do campeonato ficou da seguinte forma:

PosiçãoPilotoMotoPontos
1Alvaro BautistaDucati332
2Toprak RazgatliogluYamaha302
3Jonathan ReaKawasaki285
4Michael R. RinaldiDucati167
5Andrea LocatelliYamaha166
6Axel BassaniDucati151
7Scott ReddingBMW145
8Alex LowesKawasaki145
9Iker LecuonaHonda140
10Xavi ViergeHonda82

Enfim, o mundial de Superbike WorldSBK, volta de 23 a 25 de setembro, com a rodada da Catalunha. No Brasil, a transmissão ao vivo acontece no canal BandSports.

fotos: divulgação

Compartilhar

Marcelo Souza

Autor, Editor e Administrador do site MotoNews Brasil, formado em Ciências Contábeis, apaixonado por motos e tecnologia.

Logo created by DesignEvo logo maker