WorldSBK | Toprak vence em Jerez e abre vantagem; Rea tem desempenho medíocre
Toprak Razgatlioglu, piloto da Yamaha, venceu as duas corridas neste domingo em Jerez, pelo campeonato mundial de superbike WorldSBK, e abriu uma vantagem considerável no campeonato. Seu principal adversário, Jonathan Rea (Kawasaki), teve um desempenho medíocre, com P2 na corrida 1, e P5 na corrida 2.
Ambas as corridas aconteceram no domingo, pois as atividades de sábado foram canceladas por causa da morte do jovem piloto Dean Berta Viñales, na corrida 1 da categoria Supersport300. Ele, que é primo de Maverick Viñales, sofreu um acidente na pista e não resistiu aos ferimentos.
As atividades no domingo começaram com a corrida 1, já que a corrida da Superpole foi cancelada. Rea e Toprak duelaram até o final, mas o turco levou a melhor, mostrando superioridade durante toda a corrida.
Já na corrida 2, o hexacampeão não conseguiu demonstrar um bom ritmo, perdeu posições para Scott Redding (Ducati), Alvaro Bautista (Honda) e Andrea Locatelli (Yamaha), e terminou apenas em quinto. Ele chegou a perder essa posição para Michael Ruben Rinaldi (Ducati), mas conseguiu tomar de volta após o italiano perder rendimento.
Com isso, Toprak abriu ainda mais vantagem para Rea, que agora passa a ser de ‘confortáveis’ 20 pontos. Tem tem a seu favor, o histórico de ótimos resultados na próxima pista, em Portimão, onde espera reverter a situação.
Briga pelas demais posições
A briga pelas demais posições foi feroz, sendo que Alvaro Bautista foi um dos destaques, chegando ao pódio na corrida 2, na terceira posição. O piloto da Honda vem demonstrando bom rendimento e, corrida após corrida, está cada vez mais entrosado com a moto CBR 1000RR-R Fireblade SP. Na corrida 1, ele conseguiu terminar em quinto.
Andrea Locatelli chegou em quarto nas duas corridas, e consolidou sua posição no campeonato. Loris Baz (Team GoEleven), que está substituindo Chaz Davies, também se destacou, chegando em sexto na corrida 1 e nono na corrida 2.
A classificação do campeonato ficou da seguinte forma:
- Toprak Razgatlioglu (Yamaha) – 449 pontos
- Jonathan Rea (Kawasaki) – 429 pontos
- Scott Redding (Ducati) – 375 pontos
- Michael Ruben Rinaldi (Ducati) – 227 pontos
- Andrea Locatelli (Yamaha) – 227 pontos
- Alex Lowes (Kawasaki) – 199 pontos
- Michael Van Der Mark (BMW) – 189 pontos
- Garrett Gerloff (GRT Yamaha) – 170 pontos
Enfim, o mundial de Superbike WorldSBK, volta de 01 a 03 de outubro, com a rodada portuguesa, no Circuito de Portimão. No Brasil, a transmissão ao vivo acontece no sistema de streaming DAZN.
fotos: divulgação