Venda de motos dispara no Brasil: agosto registra alta de 13%
A venda de motos novas no Brasil apresentou um bom crescimento em agosto de 2025, comparando com o mesmo mês do ano anterior. Segundo a Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – um total de 185.454 motos, scooters e ciclomotores foram emplacados nesse mês.
Comparando com agosto de 2024, tivemos um crescimento de 13,16%. Quando comparamos com o mês anterior (julho de 2025), houve uma queda de 3,99%.
Já na comparação do acumulado, com o mesmo período do ano anterior (jan-ago25 vs jan-ago24), o aumento também é bem significativo, com crescimento de 12%.
De acordo com o presidente da Fenabrave, Arcelio Junior, o segmento de motocicletas tem crescido devido à demanda por transporte individual e serviços de entrega, e que a pequena queda vista em agosto foi devido a menor quantidade de dias úteis: “Agosto teve dois dias úteis a menos que julho, o que, naturalmente, pesa no comparativo mensal.” “A motocicleta segue como solução de mobilidade e trabalho no Brasil, devendo fechar 2025 com recorde de vendas”, completou o executivo.
As marcas que apresentaram as maiores quedas em agosto foram: Triumph (-25%), Ducati (-17%), Harley-Davidson (-13%), Zontes (-6%), e Honda (-6%).
Apesar da queda nas vendas, algumas marcas venderam mais. Aqui os destaques positivos de agosto: Dafra (+34%), Bajaj (+15%), Suzuki (+11%), e Mottu (+8%).

A Honda continua na liderança com 67% de participação de mercado no acumulado, contra 14% da Yamaha e 6% da Shineray.
fonte: Fenabrave