Royal Enfield Himalayan 2023 ganha mais tecnologia e fica ainda melhor
A Royal Enfield lançou no Brasil a Himalayan 2023, sua moto aventureira de 411 cc, que chega com mais tecnologia embarcada para continuar sendo uma boa opção no segmento ‘maxtrail’.
O novo modelo, que permanece com o mesmo visual e cores do modelo anterior, já está disponível nas concessionárias da marca com 3 anos de garantia.
De acordo com a empresa, uma das principais novidades é o novo Sistema de rede CAN Bus, na Central Eletrônica (ECU) e nos submódulos, Painel e ABS com otimização dos fios do chicote principal e troca de informações mais precisa entre os sensores, ECU e atuadores.
Além disso, um novo corpo de aceleração foi integrado à ECU e houve a adoção de sensores de velocidade nas duas rodas. Esses sensores se comunicam diretamente com a central ECU e dispensam o uso do cabo de velocímetro, além de também estarem conectados ao computador do ABS para garantir frenagens ainda mais eficientes para a motocicleta.
Falando sobre o ABS, o sistema também recebe novidades no acionamento, podendo ser ativado e desativado na roda traseira através de um botão no painel.
Na parte mecânica, o conjunto que tem como ponto principal o monocilíndrico de 411 cm³ recebe coletor de admissão e caixa de filtro de ar completamente novos. Com isso, o processo de admissão de ar para dentro da câmara de combustão é aperfeiçoado e se torna mais eficiente.
Por fim, outro destaque é o novo escapamento, com o catalisador posicionado verticalmente para melhorar a troca de calor dos gases quentes após a queima.
Como é a Himalayan
A Royal Enfield Himalayan é uma moto on/off-road de 411cc com grandes capacidades de trafegar por terrenos difíceis. Ela também se sai muito bem no asfalto e, em 2022, ganhou o sistema ‘Tripper’, uma tela em LCD com função de navegação GPS curva a curva, também presente na Meteor 350. Ele é alimentado pelo Google Maps e pelo aplicativo Royal Enfield app, mantendo seu smartphone conectado à moto via Bluetooth.
Ela também recebeu melhorias no assento, no bagageiro traseiro (7 kg de capacidade de carga) e no rack frontal, além de um novo para-brisa fumê.
Conjunto mecânico e tecnologia
A Royal Enfield Himalayan é dotada de roda raiada de 21″ na dianteira e 17″ na traseira, e equipada com pneus de uso misto e ‘switchable ABS’. Com esse sistema, é possível desligar o ABS na roda traseira, permitindo um passeio off-road mais adequado.
O motor da Himalayan é um monocilíndrico de 411 cm³ refrigerado a ar, capaz de gerar até 24,8 CV de potência máxima e 3,26 kgfm de torque a 4.250 rpm.
Ela possui uma distância livre do solo de 220 mm e a altura do assento é de 800 mm. O tanque de combustível possui capacidade de 15 litros e, de acordo com a marca, possui pontos de fixação de bagagem que permitem que você coloque ou remova seus pertences com muita facilidade.
Por fim, o painel de instrumentos é completo, com mostradores analógicos e digitais em LCD, com destaque para o novo Tripper.
Enfim, a Royal Enfield Himalayan 2023 continua sendo uma boa opção de moto aventureira on/off-road de média cilindrada, sendo robusta, versátil e adaptável a todos os tipos de terreno.
fotos: divulgação