Lightning utiliza Nióbio em moto elétrica para quebrar recorde de 400 km/h
A Lightning Motorcycles apresentou a Tachyon Nb, uma moto elétrica feita especialmente para quebrar o recorde mundial de velocidade terrestre, que é de 250 mph (400 km/h).
Para isso, a empresa norte-americana se juntou à CBMM, uma empresa brasileira líder mundial na tecnologia de Nióbio, para utilizar o elemento na composição da moto, e conseguir um veículo mais leve e mais eficiente.
O nome da moto ‘Tachyon Nb’ é derivado de uma hipótese desenvolvida por cientistas na década de 1960, de uma partícula (Tachyon) com potencial de ultrapassar a velocidade da luz e chegar à lua em menos de 1 segundo. Já o termo ‘Nb’ é de Nióbio, um componente que permite uma verdadeira revolução na mobilidade e já utilizado na fabricação de aços de alta resistência.
De acordo com a empresa, o projeto visa inovar e aumentar os limites dos materiais de alto desempenho, quebrando a marca atual de 400km/h em uma super moto elétrica comercial.
“Esta parceria serve como plataforma para testar e validar as novas tecnologias de Nióbio, que acreditamos que possam desempenhar um papel significativo no segmento da mobilidade. Neste projeto, estamos implementando discos de freio com Nióbio para melhorar o desempenho em altas temperaturas, além da aplicação do metal em vários componentes como no módulo de carregamento integrado que permite que todo o sistema seja mais confiável e eficiente. Os tubos de aço – especialmente no chassi – também contam com aplicação de Nióbio, o que nos permite atender aos exigentes requisitos de resistência e peso”, afirma Daniel Wright, engenheiro da CBMM e responsável pelo desenvolvimento do projeto.
“Estamos entusiasmados em anunciar a Tachyon Nb, nossa nova motocicleta elétrica desenvolvida para quebrar o atual recorde de velocidade terrestre em Bonneville, na Califórnia (EUA). A inovação está no DNA da Lightning. Esta parceria permite que ambas as empresas levem a tecnologia de veículos elétricos a um novo nível. Nossa missão é continuar a ultrapassar os limites do que é possível e fomentar a adoção de motocicletas elétricas globalmente”, disse Richard Hatfield, CEO e fundador da Lightning Motorcycles.
Eletromobilidade
De acordo com a CBMM, o nióbio permite uma verdadeira revolução na mobilidade. Na siderurgia, por exemplo, a aplicação já é uma realidade na fabricação de aços de alta resistência. Permite o desenvolvimento de componentes mais resistentes, desempenhando um papel crucial no aumento da segurança do veículo.
Além disso, o metal pode possibilitar melhorias no sistema de frenagem como redução do desgaste, maior durabilidade e melhor eficiência; à sua utilização nos cátodos e ânodos das baterias dos veículos para obter características únicas, como carregamento ultrarrápido e maior densidade energética, em comparação com as tecnologias utilizadas nas baterias tradicionais de íons de lítio.
Enfim, para mais informações sobre a Lightning Motorcycles, acesse https://lightningmotorcycle.com/. Para mais informações sobre a CBMM, acesse https://cbmm.com/.
fotos: divulgação