Ducati Panigale V4S 2023 fica mais potente e ganha atualizações eletrônicas
A Ducati, marca italiana conhecida por seus modelos esportivos, acaba de lançar no Brasil a Panigale V4S 2023, uma moto que promete ser mais potente e intuitiva para pilotos de todos os níveis, além de oferecer maior conforto.
A nova versão da Panigale V4S incorpora diversas melhorias, desde o corpo e o chassis até o pacote aerodinâmico e a ergonomia. O motor também foi aprimorado, ganhando um pouco mais de potência, além de outras melhorias que fazem desta moto uma das mais rápidas em pista e, ao mesmo tempo, mais fácil de pilotar.
O pacote eletrônico atualizado é um dos destaques da nova Panigale V4S, permitindo que o piloto tenha uma sensação de pilotagem mais aprimorada e desempenho ainda melhor na pista. Além disso, a carenagem foi atualizada para melhorar a aerodinâmica, com asas de duplo perfil mais compactas e eficientes, capazes de garantir a mesma carga vertical mesmo em altas velocidades.
Outra melhoria importante na nova versão é a parte inferior da carenagem, que conta com aberturas de extração revistas, para melhorar o arrefecimento do motor, especialmente em pista.
A imagem agressiva da Panigale V4S também foi atualizada, com um design mais moderno e sofisticado que reflete as atualizações constantes feitas no modelo da MotoGP. Além disso, a moto possui pequenos detalhes que fazem toda a diferença, como a abertura no lado esquerdo da carenagem, que permite manter sob controle a temperatura do sensor do Quickshift durante um uso intenso em pista.
Tecnologia
Para melhorar a estabilidade, precisão e direcionalidade nas frenagens e curvas, a Panigale V4S 2023 recebeu o novo software Engine Brake Control (EBC) EVO 2, que apresenta uma calibração diferente de marcha a marcha em cada um dos três níveis selecionáveis.
Ela também recebeu uma nova estratégia para o sistema de trocas rápidas de marcha Ducati Quick Shift (DQS), melhorando a fluidez da mudança de marchas em todos os graus de abertura do acelerador.
Além disso, recebeu uma nova estratégia para o sistema de refrigeração do motor, capaz de oferecer melhor gerenciamento das temperaturas de operação e maior conforto térmico para o piloto.
Por fim, a Panigale V4S 2023 ganhou refinamento das estratégias do controle de tração Ducati Traction Control (DTC) e do acelerador eletrônico Ride by Wire, permitindo uma ação ainda mais precisa.
Motor, câmbio e chassi
O motor da Panigale V4S 2023 é o Desmosedici Stradale V4 de 1.103 cm³ derivado da MotoGP, e que agora é capaz de gerar até 215,5 CV de potência máxima a 13.000 rpm, e 123,6 Nm (12,6 kgm) de torque máximo a 9.500 rpm.
O câmbio é de 6 velocidades com embreagem assistida e deslizante, além do sistema de trocas rápidas. Conta com uma relação de marchas do mundial de superbike WorldSBK, ou seja, voltada para as corridas.
No quesito chassi, a Panigale V4S 2023 possui um chassi frontal leve feito de magnésio, e o quadro traseiro de alumínio fundido. Ela também possui um garfo pressurizado Öhlins NPX 25/30 controlado eletronicamente, amortecedor traseiro Öhlins TTX36, amortecedor de direção Öhlins e rodas de liga de alumínio forjado de 3 raios.
Por fim, a nova moto é equipada com pacote eletrônico de última geração baseado no uso de uma plataforma inercial de 6 eixos, possui um painel de TFT colorido aprimorado, e iluminação Full-LED.
A Ducati Panigale V4S 2023 já está disponível em todas as concessionárias da marca no Brasil, por a partir de R$ 162.900.
fotos: divulgação