Mais potente e tecnológica, nova BMW S 1000 RR 2023 começa a ser produzida no Brasil
A BMW S 1000 RR, uma das motos mais potentes e tecnológicas fabricadas no Brasil, apresenta novidades em sua linha 2023. Com um visual atualizado, a motocicleta virá em três versões, e com mais potência do que o modelo anterior.
A produção teve início nesta semana na fábrica de Manaus (AM), a primeira e única da BMW Motorrad fora da Alemanha, e estará disponível nas concessionárias da marca a partir de maio.
O modelo apresenta uma aparência mais esportiva do que nunca, com a adição de difusores de ar na dianteira que melhoram a aerodinâmica em altas velocidades e aumentam a estabilidade em trechos sinuosos e circuitos. Esse recurso, comumente encontrado em motocicletas de competição, confere ainda mais exclusividade e atratividade ao modelo. Ademais, as três opções de cores disponíveis (Preta, Vermelha e Motorsport) realçam as linhas agressivas do modelo.
Além disso, a nova S 1000 RR 2023 vem em três versões (Premium, Premium M e Premium M Carbon), todas repletas de equipamentos de série. O componente M Chassi, presente em todas as versões, permite ajustes precisos na balança e no amortecedor traseiro. A Corrente M Endurance, juntamente com a bateria de lítio M e o para-brisa alto, são novidades também oferecidas de série.
Por fim, na versão topo de linha do modelo, a Premium M Carbon, destaca-se o uso de componentes feitos de fibra de carbono, um material nobre que une resistência e leveza. Essa versão conta com paralamas, capa da corrente, capa do pinhão, carenagens laterais e até mesmo as rodas feitas desse material.
Como é a nova S 1000 RR
A nova BMW S 1000 RR 2023 recebeu pequenas asas aerodinâmicas nas laterais das carenagens, baseadas na superesportiva extrema M 1000 RR, que aumentam o downforce para mais aderência nas curvas e nas frenagens, além de reduzir a tendência de empinadas nas acelerações.
Além disso, na traseira, a cauda foi redesenhada e apresenta um design mais esportivo, além de estar mais leve.
Já no quesito chassi, a empresa diz que a estrutura principal ainda é a ponte de alumínio (Flex Frame), uma construção soldada de quatro elementos fundidos e que traz o motor como elemento de suporte integrado, e que, neste novo modelo, foi inclinado para frente em 32 graus.
Uma das principais melhorias da nova S 1000 RR 2023 é o aumento da potência do seu motor de 4 cilindros em linha. Agora, o modelo entrega até 154 kW (210 CV) de potência máxima a 13.750 rpm, ou seja, 2 kW (3 CV) a mais que o modelo anterior. O torque máximo de 113 Nm (11,5 kgfm) é gerado a 11.000 rpm.
No quesito tecnologia, o modelo ganhou a função Controle de Deslizamento (Slide Control) no Controle de Tração Dinâmico, que permite que o piloto selecione dois ângulos de deslizamento predefinidos ao acelerar fora das curvas.
Além disso, o sistema ABS Pro recebeu a função de Assistência ao Deslizamento do Freio (Brake Slide Assist), que permite que o piloto defina um ângulo de deslizamento específico para os chamados ‘deslizamentos de frenagem’ enquanto desliza nas curvas a uma velocidade mantida.
Enfim, para mais informações sobre a BMW Motorrad Brasil, acesse https://www.bmw-motorrad.com.br/.
fotos: divulgação