Ducati Panigale V4 2023 ganha atualizações eletrônicas para ficar mais ‘dócil’ e confortável
A Ducati lançou na Europa a Panigale V4 2023, sua moto esportiva de 1103cc, que chega com uma série de melhorias eletrônicas que a tornam ainda mais fácil e intuitiva para pilotos de todos os níveis, além de oferecer mais conforto.
De acordo com a marca, o modelo 2022 da Panigale V4 completou a evolução mais significativa desde o seu nascimento, com melhorias envolvendo todas as áreas, ou seja, motor, chassi e aerodinâmica.
Nas versões 2023 da Panigale V4, Panigale V4 S e Panigale V4 SP2, o avanço se dá pela adoção de um pacote eletrônico atualizado, capaz de aumentar ainda mais a sensação de pilotagem e o desempenho na pista.
Para melhorar a estabilidade, precisão e direcionalidade nas frenagens e curvas, a Panigale V4 2023 recebe o novo software Engine Brake Control (EBC) EVO 2, que apresenta uma calibração diferente de marcha a marcha em cada um dos três níveis selecionáveis.
Ela também recebe uma nova estratégia para o sistema de trocas rápidas de marcha Ducati Quick Shift (DQS), melhorando a fluidez da mudança de marchas em todos os graus de abertura do acelerador.
Além disso, recebeu uma nova estratégia para o cooler, capaz de oferecer melhor gerenciamento das temperaturas de operação e maior conforto térmico para o piloto.
Por fim, a Panigale V4 2023 ganhou refinamento das estratégias do controle de tração Ducati Traction Control (DTC) e do acelerador eletrônico Ride by Wire, permitindo uma ação ainda mais precisa.
Motor e câmbio
O motor da Panigale V4 2023 é o Desmosedici Stradale V4 de 1.103 cm³ derivado da MotoGP, capaz de gerar até 215,5 CV de potência máxima a 13.000 rpm, e 123,6 Nm (12,6 kgm) de torque máximo a 9.500 rpm.
O câmbio é de 6 velocidades com embreagem assistida e deslizante, além do sistema de trocas rápidas. Conta com uma relação de marchas do mundial de superbike WorldSBK, ou seja, voltada para as corridas.
Chassi
A Panigale V4 e V4 S 2023 possuem um chassi frontal leve feito de magnésio, e o quadro traseiro de alumínio fundido. A Panigale V4 S 2023 possui um garfo pressurizado Öhlins NPX 25/30 controlado eletronicamente, amortecedor traseiro Öhlins TTX36, amortecedor de direção Öhlins e rodas de liga de alumínio forjado de 3 raios.
Já a Panigale V4 2023 sai de fábrica com um garfo de 43 mm totalmente ajustável Showa Big Piston Fork (BPF), amortecedor de direção Sachs, amortecedor traseiro Sachs também totalmente ajustável e rodas de alumínio fundido com um design de 5 raios.
Conclusão
A Panigale V4 2023 é equipada com pacote eletrônico de última geração baseado no uso de uma plataforma inercial de 6 eixos. Além disso, possui um painel de TFT colorido aprimorado, e iluminação Full-LED.
De acordo com a empresa, o novo modelo já encontra-se nas concessionárias (da Europa e América do Norte) e essas atualizações também estarão disponíveis para todos os proprietários do modelo 2022 por meio de uma simples intervenção que pode ser realizada em um Serviço Ducati a partir do final de julho de 2022.
Enfim, para mais informações sobre a Ducati Brasil, acesse https://www.ducati.com/br/pt/home.
fotos: divulgação