CotidianoNotíciasYamaha

Yamaha registra patente de moto com motor turbo

Compartilhar

A Yamaha registrou na Europa uma patente de moto com motor turbo. Aparentemente, a moto utilizada no registro foi a Tracer 9, modelo GT aventureiro lançado recentemente.

Apesar da patente ter sido registrada, isto não significa que o modelo será produzido e comercializado, pelo menos não tão cedo. Geralmente, esses registros são feitos por motivos de segurança da propriedade intelectual.

De acordo com os desenhos, o motor de 3 cilindros e 890 cm³ da Tracer 9, ganhou um turbo para “empurrar” mais ar para dentro do sistema de admissão, o que permite um aumento da potência e torque, numa faixa de rotação menor, reduzindo o consumo de combustível.

yamaha moto turbo

Também fica visível o radiador de óleo numa posição bem mais baixa, próximo ao pneu dianteiro, e um novo radiador do turbo, para resfriar o ar que vai para o coletor.

A nova Tracer 9 com motor aspirado possui 119 CV de potência máxima e 9,4 kgfm de torque. Especulações dizem que, com o turbo, a potência pode chegar a até 180 CV e o torque a 17 kgfm.

O turbo, geralmente, é utilizado no chamado ‘downsizing’, ou seja, diminui-se a capacidade cúbica do motor, adiciona o turbo e, com isso, mantém-se a potência e torque, com ganho em baixa e média rotações, além de redução no consumo de combustível e emissão de poluentes.

yamaha moto turbo

Claro, se o sistema virar realidade, pode ser utilizado em outros modelos, como a MT-09 e MT-10, entre outros.

Enfim, vamos torcer para que o sistema chegue num futuro próximo, visto que, nos carros, ele já é utilizado a bastante tempo, provando ser muito eficiente sem onerar muito o custo do produto.

fonte e imagens

Veja também os Mais Populares:

Compartilhar

Marcelo Souza

Autor, Editor e Administrador do site MotoNews Brasil, formado em Ciências Contábeis, apaixonado por motos e tecnologia.

Logo created by DesignEvo logo maker