Scooters disparam em vendas e viram opção a quem nunca quis ter uma moto

Compartilhar

Scooters estão definitivamente em ascenção: quem diz isso é a Abraciclo, a associação dos produtores de motociclos do Brasil.

No primeiro semestre de 2017 tal segmento cresceu nada menos do que 46% se comparado ao mesmo período do ano passado, resultado este que ganha relevância ao considerar que, no mesmo período, o mercado de motos no Brasil engatou marcha a ré de enormes 11%.

Qual o motivo para esse crescimento robusto – participação de mercado cresceu de 3,6% para 6,4% – em tão pouco tempo?

Um veículo amigável

Razões são múltiplas. Especialmente nas cidades grandes e médias, scooters vêm atraindo um novo tipo de consumidor, que muito provavelmente jamais cogitaria usar uma moto para deslocamentos urbanos, mas considera o scooter um veículo mais amigável, seguro, prático e fácil de conduzir.

Estes novos usuários, muito deles mulheres, têm toda a razão, pois os scooters levam clara vantagem sobre motocicletas em pelo menos um aspecto técnico: a transmissão automática tipo CVT, que torna a pilotagem bem mais simples. Além de não exigirem trocas de marchas, esses veículos quase sempre saem de fábrica dotados de freios com assistência ABS ou CBS, o que em síntese significa maior segurança

Também há a questão da praticidade: scooters contam com espaço sob o banco, porta-trecos espalhados e uma inigualável proteção oferecida pelo escudo frontal, que ajuda a limitar os efeitos da chuva, sujeira e frio nos pés e pernas. Tal peça proporciona ainda segurança extra em caso de colisão.

Completa essa cena positiva a própria imagem do veículo, que ao contrário das motocicletas, não traz nenhuma aura de agressividade. Ao invés de espantar usuários, scooters cativam por parecerem “brinquedinhos modernos” que não expõem partes mecânicas, mas sim forma fluidas e harmoniosas.

No lugar de metal estão superfícies lisas e coloridas. Fora isso, os modelos mais equipados têm charme como chave presencial, portas USB, start-stop, iluminação por LED, etc.

Compartilhar
Logo made with DesignEvo