Polêmica | Qual o correto: é “O Scooter” ou “A Scooter”?

Compartilhar

Ultimamente tenho visto alguns meios de comunicação utilizando o termo “o scooter”, sendo que outros (assim como MotoNews Brasil) utiliza “a scooter”. O maior site de notícias do Brasil (não preciso dizer qual é…) utiliza “o scooter”, sendo que algumas fabricantes de motos e scooters (como a Honda, por exemplo), utiliza “a scooter” (neste caso, a Elite, a PCX, etc). Qual é o correto?

O substantivo inglês “scooter” começou a ser utilizado nos anos 1800, de acordo com registros, e designava “o veículo de uma criança que normalmente tem duas rodas com estribo baixo entre elas é guiado por um guidão e é impulsionado ao empurrar um pé contra o chão enquanto descansa o outro no estribo” (tradução feita pelo Google Tradutor e definição extraída de www.dictionary.com/browse/scooter), ou seja, algo como o patinete que conhecemos.

honda elite 125 2019

Mais tarde, nos anos 1900, passou a ser “também chamado de motor scooter, um veículo semelhante, mas maior e mais pesado para adultos, tendo um assento semelhante a um selim montado no estribo e sendo impulsionado por um motor” (tradução feita pelo Google Tradutor, também de www.dictionary.com), ou seja, o veículo que conhecemos.

Chega de história. No Brasil, a palavra “scooter” é amplamente utilizada, apesar de termos uma palavra portuguesa para esse veículo: motoneta. De acordo com o dicionário online de português (www.dicio.com.br), motoneta é um “substantivo feminino e motocicleta de pequena cilindrada, mas de quadro aberto, de forma que o condutor vai sentado e não a cavalo”.

Como estamos no Brasil e temos que seguir a regra gramatical aplicada aqui, por mais que a palavra seja inglesa, a regra a ser utilizada é a portuguesa, ou seja, se a palavra portuguesa similar é “motoneta”, que é substantivo feminino, então, no uso da palavra “scooter” utiliza-se o artigo feminino “a” antes do substantivo, ficando assim “a scooter”.

Portanto, essa é a versão que acredito ser a correta, sendo utilizada por nós e por tantos outros, como a Honda, por exemplo, a maior fabricante de motos e scooters do Brasil. Claro, não sou professor de português e utilizei como base os dados de dicionários online e pesquisas na internet.

E você, o que acha? tem uma opinião diferente? Deixe seu comentário.

Por Marcelo Souza, redator, produtor e editor de MotoNews Brasil.

foto: divulgação Honda

Veja também os Mais Populares:

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo made with DesignEvo