MotociclismoMotoGP

MotoGP | Novas regras para corridas interrompidas são divulgadas

Compartilhar

A Comissão do Grande Prêmio da MotoGP fez alterações para tornar as regras relativas às interrupções de corrida mais claras. Essas novas regras entram em vigor imediatamente.

Veja abaixo o comunicado na íntegra:

Classificação e Elegibilidade da Corrida para Reiniciar após uma Corrida Interrompida

A fim de evitar qualquer mal-entendido por equipes, pilotos, radiodifusores e outros meios de comunicação, a Comissão do Grande Prêmio modificou os regulamentos para esclarecer as regras existentes.

Classificação de uma Corrida Interrompida – Regras Adicionais em Negrito
 
Se o Diretor da Corrida decidir interromper uma corrida a qualquer momento desde o início da volta de aquecimento, então as bandeiras vermelhas serão exibidas na linha de chegada e nos postos de comando e ele ligará as luzes vermelhas ao redor do circuito. Os pilotos devem desacelerar imediatamente e retornar ao pit lane. 
 
Os resultados serão os resultados obtidos no último ponto em que o líder e todos os outros pilotos ativos na mesma volta do líder completaram uma volta completa sem a bandeira vermelha ser exibida. 
 
Exceções: 
 
i.) Se a corrida for interrompida após a bandeira quadriculada, o seguinte procedimento será aplicado:
 
1. Para todos os pilotos a quem a bandeira quadriculada foi mostrada antes da interrupção, uma classificação parcial será estabelecida no final da última volta da corrida. 
 
2. Para todos os pilotos a quem a bandeira quadriculada não foi mostrada antes da interrupção, uma classificação parcial será estabelecida no final da penúltima volta da corrida. 
 
3. A classificação completa será estabelecida pela combinação de ambas as classificações parciais conforme o procedimento lap / time.
 
ii) Numa corrida interrompida, se o líder e todos os pilotos ativos na mesma volta tiverem completado uma volta completa antes da bandeira vermelha ser exibida, e nesse momento há um piloto na pista dos boxes que fecha devido à bandeira vermelha sem ultrapassar um ponto de cronometragem, os resultados serão obtidos a partir do último ponto de tempo que o líder da corrida e todos os outros pilotos ativos na mesma volta que o líder cruzou.

Se houver um problema com o transponder de cronometragem de um piloto, os resultados serão obtidos a partir dos resultados da linha de chegada anterior. 
 
No momento em que a bandeira vermelha é exibida, os pilotos que não estiverem competindo ativamente na corrida não serão classificados. 
 
Dentro de 5 minutos após a bandeira vermelha ter sido exibida, os pilotos que não entraram no pit lane 
cruzando o ponto de cronometragem designado para o pit lane em sua motocicleta, não serão classificados.

Uma exceção pode ser concedida em circunstâncias excepcionais (por exemplo, celebração pós-corrida em uma corrida interrompida considerada concluída).

Corrida de Classe de MotoGP – Classificações de Corrida Interrompidas.

Atualmente, os regulamentos permitem várias reinicializações de corridas de classe do MotoGP interrompidas, com a possibilidade de várias corridas reiniciadas. Numa situação em que não foi possível reiniciar nenhuma destas corridas, foi decidido que o resultado será baseado apenas nos resultados de uma corrida anterior se cinco ou mais voltas tiverem sido completadas.

Reiniciando uma corrida que foi interrompida – Regras adicionais em negrito

A posição do grid será baseada na ordem de chegada da primeira corrida.

Os pilotos classificados 1 volta atrás do líder iniciarão a corrida reiniciada do Pit Lane. 
Os pilotos classificados com 2 voltas atrás não serão elegíveis para recomeçar.

motogp valentino rossi holanda

fonte: MotoGP

Compartilhar
Logo created by DesignEvo logo maker