MotoGP: Dovizioso faz uma corrida espetacular e bate Marquez em Motegi no Japão

Compartilhar

Na chuva torrencial em Twin Ring Motegi no Japão, Andrea Dovizioso (Ducati) e Marc Marquez (Repsol Honda) encenaram um dos maiores duelos da MotoGP de todos os tempos, arriscando tudo até a última curva da última volta. E, apesar dos melhores esforços do atual campeão, foi Andrea Dovizioso, que emergiu vitorioso da curva da “Vitória” no Japão – tendo sua quinta vitória da temporada, a sétima de sua carreira e uma das mais espetaculares da história. Marquez terminou em 2º, o seu 100º pódio na carreira, com Danilo Petrucci (Octo Pramac Racing) completando o pódio.

Na largada, Marquez assumiu provisoriamente a liderança, com Jorge Lorenzo (Ducati) brevemente em segundo lugar na primeira volta para depois assumir a liderança. Marquez foi seguido por Petrucci e Johann Zarco (Monster Yamaha Tech 3), com Dovizioso encenando um impressionante começo na parte de trás. Marquez então lutou enquanto Lorenzo recuou ligeiramente, e o trio que disputaria a vitória nas voltas restantes foi decidido: Petrucci, Marquez e Dovizioso.

À medida que as voltas passavam, os dois postulantes ao título permaneceram “travados” e Petrucci encontrou um pouco de ar puro na liderança. Mas com 12 voltas para o final, Marquez fez sua primeira jogada para assumir a liderança, seguido por Dovizioso que não teve dificuldades para ultrapassar seu compatriota.

Com seis voltas para o final, Dovizioso atacou na curva 6, e a disputa gato e rato continuou. Marquez então deu o troco com uma passagem brutal na curva 3 com três voltas para o final, e a briga esquentou. Destruindo-o com algumas das corridas mais espetaculares da temporada – e na chuva – parecia que Marquez estava segurando as cartas quando a última volta se aproximou.

Marquez fazia de tudo para manter uma diferença para Dovizioso, que era de meio segundo, até que cometeu um deslize na curva 8 e a Ducati estava de volta colado nele. O italiano chegou a assumir a liderança pouco depois e preparou-se para a vitória.

A porta não se mostrou fechada para Marquez enquanto ele disparava por dentro, mas Dovizioso estava preparado para o movimento e manteve o conjunto enquanto a Repsol Honda se afastava. Quase que cruzando a linha de chegada juntos, foi ‘DesmoDovi’ que levou a vitória em um duelo que vai ficar na história – e ele corta a diferença para 11 pontos no topo.

Valentino Rossi, o “The Doctor”, que largou em 12º, caiu e não completou a corrida, permanecendo na 5 colocação no campeonato com 168 pontos.

 

Veja abaixo o resultado da corrida:

Veja a classificação do campeonato:

A próxima corrida da MotoGP acontece dia 22 de Outubro na Austrália no circuito Phillip Island e terá a transmissão ao vivo nos canais SporTV.

Compartilhar
Logo made with DesignEvo