Motocicletas robustas, como as da Harley-Davidson, exigem bateria potente

Compartilhar

Motocicletas robustas, como as da Harley-Davidson, possuem recursos eletrônicos que precisam de uma bateria que suporte todo esse aparato. Saiba quais são as especificações recomendadas.

A bateria de uma motocicleta não tira um dia de folga. Mesmo quando parada, descarrega continuamente em pequenas cargas internas chamadas de autodescargas.

Este fenômeno acontece com todos os tipos de motos, mas é vivenciado com maior recorrência em motos de alta cilindrada e que por isso necessitam de atenção especial.

Celio Dobrucki, conhecido em todo o Brasil pelo renomado trabalho com as motos custom, na grande maioria motocicletas Harley Davidson, trabalha com a marca americana há anos e explica que as motos mais robustas, como a Harley-Davidson, exigem baterias mais potentes porque, além do motor com potência elevada, possuem diversos recursos eletrônicos, como partida elétrica, sistema elaborado de iluminação, ignição eletrônica, injeção de combustível e um bom número de acessórios.

“Uma moto como a Harley por si só exige maior potência da bateria, por ser de alta cilindrada. Contudo, os chamados harleyros são apaixonados por suas motocicletas e, para boa parte deles, a customização é essencial para um estilo de vida personalizado. A bateria, portanto, além de dar a partida no motor, alimenta todos os demais acessórios neste caso”, diz Dobrucki.

Abaixo, reunimos dicas de Dobrucki e dos especialistas da Motobatt, líder mundial em baterias para motos, sobre as especificações necessárias de uma bateria para motos robustas a serem observadas no momento da troca:

OBSERVE O PODER DE ARRANQUE

Um dos fatores importantes a serem observados ao trocar a bateria de uma Harley-Davidson, por exemplo, é a potência de arranque, conhecida pela classificação CCA (Cold Cranking Amps – em português, Amperes de Arranque a Frio), que indica o número de amperes que a bateria pode produzir, ou seja, a energia fornecida pela bateria para dar vida ao motor.

Um CCA alto possibilita dar a partida em condições adversas, como em baixas temperaturas, por exemplo. No Brasil, a Motobatt tem uma linha projetada para atender aos rígidos padrões de motos de alta cilindrada, e que apresentam o maior CCA do mercado – 30% maior do que as baterias convencionais.

TAMANHO E CONFIGURAÇÃO FAZEM A DIFERENÇA

Outra consideração importante é o tamanho da bateria, sendo necessário que ela caiba perfeitamente dentro da caixa da bateria na motocicleta. Uma pequena demais não fica bem encaixada, pula, chocalha e pode causar danos.

Por outro lado, uma muito grande também não serve porque simplesmente não encaixa na moto. Isso sem contar a dificuldade de encontrar baterias para diferentes modelos de motos se levarmos em consideração o posicionamento dos polos positivo e negativo. 

Uma boa opção para estes casos são as baterias produzidas com a tecnologia QuadFlex, que possibilitam versatilidade de posicionamento dentro das motos. O nome faz menção ao seus quatro pólos, ou seja, seus terminais adaptáveis que permitem 4 opções diferentes de encaixe. 

As baterias QuadFlex possuem também espaçadores, que possibilitam aumentar ou diminuir a altura da bateria, finalizando em um encaixe perfeito!

O QUE É A TECNOLOGIA AGM, AFINAL?

As baterias AGM (Absorbed Glass Mat) são as mais indicadas para motos potentes. Elas possuem uma camada de lã de vidro absorvente (esponja) entre a placa de chumbo o que garante que as placas possam estar próximas umas das outras enquanto controla o movimento ácido entre elas.

São menos propensas a falhas, pois são resistentes ao calor e às vibrações. Por serem seladas, são livres de manutenção, nunca precisam de adição de eletrólito e não vazam, mesmo que o estojo seja perfurado, porque o eletrólito é absorvido. As baterias AGM da Motobatt trazem esta alta eficiência e apresentam excelente vida útil.

MODELOS ESPECIAIS DE BATERIAS PARA HARLEYS

A Motobatt possui modelos específicos para Harley-Davidson, inclusive na cor preta, que combinam perfeitamente com as cores originais da marca. São eles: MBTX12UHD, MBTX20UHD e MBTX30UHD.

Sua capacidade de acionamento é alta e sólida. Isso porque seu design de terminal contém um caminho mais curto para a corrente elétrica seguir das placas ao terminal.

A marca oferece ainda acessórios exclusivos que permitem aumentar a vida útil das baterias, como testadores com simulação de partida e carregadores inteligentes a prova d’água.

fotos: divulgação

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo made with DesignEvo