CotidianoNotícias

4 formas de como economizar combustível em uma moto e carro

Compartilhar

Os combustíveis no Brasil estão com preços bem altos ultimamente, então, para ajudar, iremos mostrar 4 formas de economizar combustível, tanto em uma moto como em um carro.

Nos últimos anos, as empresas fabricantes de carros e motos tem incorporado aos seus produtos, tecnologias que permitem um menor consumo de combustível e de quebra, uma menor emissão de poluentes.

Mas, apesar disso, um fator importante que determina um maior ou menor consumo de combustível, é o hábito ao dirigir ou pilotar, ou seja, se você anda numa tocada acelerada/agressiva ou mais calma/tranquila.

Por isso, as formas a seguir irá de certa forma, mudar hábitos que não estão ajudando a deixar seu bolso mais cheio. Lembrando que, geralmente, todas elas trabalham juntas, permitindo uma economia máxima.

1 – Marcha (Câmbio)

Um dos pontos que devemos pensar para economizar combustível é utilizar uma marcha mais alta. Atualmente, a maioria dos carros e motos possuem câmbio de 5 ou 6 velocidades. Quando utilizamos essa última marcha (marcha alta), o motor trabalha menos, mantendo uma rotação mais baixa, permitindo uma economia de combustível.

2 – Rotação (RPM)

Outro ponto importante é a rotação do motor (RPM), independente da marcha que você está. Manter uma rotação mais baixa, a maior parte do tempo, irá fazer você passar menos no posto de combustível.

Muita gente não faz isso, pois estão com pressa, tem um hábito de dirigir/pilotar mais acelerado, etc. Mas, dirigir ou pilotar com calma, sem pressa, passando as marchas mais rápido ainda com a rotação baixa, irá produzir resultados no seu bolso, compensando o fato de estar dirigindo/pilotando mais devagar.

3 – Acelerador

Mais um ponto importante na missão de economizar combustível é a posição do acelerador. O correto para atingirmos esse objetivo é ele não passar de 60%, pois, quanto mais você “abre” o acelerador, mais combustível irá passar pois mais ar irá passar pelo corpo de borboleta.

Ou seja, aquele hábito que alguns motociclistas tem de “torcer o cabo” até o final, não ajuda em nada na missão de economizar. Pelo contrário, ele aumenta instantaneamente o consumo, pesando no seu bolso.

Também não adianta muito andar a 30 km/h, em sexta marcha, com rotação baixa, se o seu acelerador estiver no “talo”, ou seja, em 100%. Lembre-se que, para tudo dar certo, todas essas variáveis tem que trabalhar juntas.

4 – Frenagem

O último ponto, mas não menos importante, é o seu hábito de frear. Uma frenagem suave, diminuindo a velocidade aos poucos, irá fazer você voltar a acelerar sem tanto vigor, permitindo uma tocada calma, economizando combustível.

Quando você freia forte e, se parar totalmente, terá que aplicar um pouco mais de acelerador para ter força suficiente para sair do lugar ou retomar a velocidade.

Claro, não é fácil mudar hábitos mas, principalmente, dirigir ou pilotar calmamente, irá produzir resultados impressionantes no quesito economia de combustível.

Enfim, tente praticar alguns dias no seu trajeto. Introduza no seu dia a dia e verá que, sim, é possível economizar combustível.

Compartilhar
Logo created by DesignEvo logo maker